De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índio yanomami leva tiro no abdome disparado por parente

04/01/2006

Autor: Tiana Brazão

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



O ingresso ilegal de armas na área indígena yanomami fez mais uma vítima nos primeiros dias de 2006. O indígena Alípio Yanomami, da Comunidade Tihwuana, foi alvejado por um tiro na altura do abdome desferido por outro indígena, em uma disputa entre comunidades.
O fato ocorreu na tarde de segunda-feira, 03, quando os indígenas entraram em conflito e um deles efetuou um disparo de espingarda calibre 22, provavelmente inserida na aldeia por garimpeiros que atuam na região.
De acordo com informações apuradas pela Folha, a disputa ocorreu com indígenas da comunidade Hoyamuri. Alípio foi trazido para Boa Vista por um avião da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) através da Fundação Universidade de Brasília (FUB), que presta serviço na região.
Ele foi acompanhado por um enfermeiro e deu entrada no Pronto Socorro Estadual Francisco Elesbão nas primeiras horas de ontem. Alípio passou por cirurgia e está em observação médica.
A situação reforça a questão das armas que entram naquelas comunidades através de garimpeiros que praticam a atividade ilegalmente na área. O coordenador executivo regional substituto da Funai, José Raimundo Batista, disse que a permanência de garimpeiros está sendo combatida por etapas, sendo que o mapeamento da área foi realizado no ano de 2005.
A segunda fase, que consiste em retirar os garimpeiros, pode ser desencadeada a qualquer momento, segundo Batista, depende apenas da ordem e recursos destinados para a missão, que vêm de Brasília.
"Isso pode ocorrer a qualquer hora, dependendo da ordem para juntamente com outros órgãos como o Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis] e Polícia Federal, para que possamos fazer a retirada dos garimpeiros da região", disse.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.