De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Game narra histórias antigas do povo indígena Huni Kuin

05/10/2017

Fonte: Jornal da USP - http://jornal.usp.br



Um casal de gêmeos kaxinawá - um jovem caçador e uma pequena artesã - foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes. Se conseguirem passar por uma série de desafios, poderão se tornar um curandeiro e uma mestra dos desenhos. Nesta jornada, vão adquirir habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos, e se comunicar com os seres visíveis e invisíveis da floresta. Tudo isso para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros, ou seja, "Huni Kuin".

Esse é o enredo do jogo Huni Kuin: Yube Baitana ("Os caminhos da jiboia"), desenvolvido por antropólogos, programadores, artistas e indígenas do povo Kaxinawá. O projeto de criação do videogame foi coordenado por Guilherme Pinho Meneses, doutorando em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Os Kaxinawá (ou Huni Kuin, como eles próprios se denominam) vivem na região do Rio Jordão, no Estado do Acre, próximo à fronteira com o Peru. O jogo narra cinco histórias antigas deste povo.

Durante o processo de criação, os pesquisadores viajaram diversas vezes às terras indígenas para desenvolver roteiro, desenhos, sons e narrativas.

O game está disponível em quatro línguas e pode ser baixado gratuitamente no site http://www.gamehunikuin.com.br



http://jornal.usp.br/universidade/game-narra-historias-antigas-do-povo-indigena-huni-kuin/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.