De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Um disfarce chamado caboclo
20/04/1980
Fonte: Folhetim (São Paulo - SP)
Documentos anexos
O antropólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas afirma que a noção de que os indígenas estão desaparecendo é errada e serve a interesses antindigenistas. Para ele, mesmo através da imagem do caboclo, isto é, do indígenas que teria se transformado em camponês, existe uma série de dispositivos mantidos de conservação da identidade do índio. Aponta que atualmente existem mais de 150 povos espalhados pelo Brasil, estando a maioria na região da Amazônia Legal. Faz uma comparação entre os filmes "Raoni" e "Terra dos índios", dizendo que tanto a figura do índio Raonim, "pintado, nu, etc.", quanto as dos índios Guarani e Kaingang, assemelhados as populações rurais, são índios, tendo cada um passado por suas especificidades históricas. Finaliza dizendo que existem pesquisas que apontam a tendência a que grupos indígenas reapareçam, através de um processo de reassumir a própria identidade.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.