De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios protestam contra o descumprimento de direitos no Maranhão

22/11/2017

Fonte: G1 g1.globo.com



Na manhã desta quarta-feira(22), índios das etnias Gamella, Kreniê e Tremembé ocuparam os dois sentidos da pista da Avenida Santos Dumont, em São Luís. A ação impediu a passagem de veículos e passageiros precisaram descer dos ônibus e continuar o trajeto a pé.

Os indígenas estão há três semanas acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em São Luís, local onde também funciona a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A manifestação reivindica a demarcação de território indígena e a garantia de direitos que, segundo eles, não são assegurados nas aldeias, como saúde e educação.

Os índios Gamela vivem na região da cidade de Viana, a 213 Km de São Luís. Os povos Kreniê são da região de Barra do Corda, a 446 Km da capital maranhense; enquanto os Tremembé se localizam em Raposa, na região metropolitana de São Luís.

Na semana passada, a FUNAI anunciou a criação de um grupo de trabalho para demarcar a região dos gamelas em Viana, alvo de conflitos com latinfundiários. No entanto, de acordo com o indígena kal kamella, ainda existem outras demandas. "A gente exige que haja diversas políticas públicas que vai da aposentadoria, salário maternidade, educação e saúde", afirmou.

O indígena Raimundo Kreniê completa afirmando que faltam serviços básicos nas aldeias, como escolas. "Pedimos por uma educação melhor, pela qualidade de professor e uma escola. Até agora não tivemos decisão pelo secretário. Ele continua dizendo que temos uma questão interna e que a gente não observa essa questão interna. A gente quer mudança, escola de qualidade e uma educação que seja para todo o povo", declarou o indígena.

De longe, políciais militares acompanhavam a manifestação, iniciada antes das 5 horas da manhã. Os índios dizem que permanecem na luta até serem atendidos. A FUNAI ainda não se pronunciou sobre as reinvidicações dos índios.



https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/indios-protestam-contra-o-descumprimento-de-direitos-no-maranhao.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source