De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Índios só aceitam negociação com Santilli na aldeia
18/01/1996
Fonte: O Liberal
Documentos anexos
Os índios Tembé da reserva do Alto Rio Guamá, que se revoltaram por conta da aparente insoubilidade do problema das invasões às suas terras, e fizeram reféns quatro funcionários da Funai que haviam ido à reserva realizar um levantamento dos invasores. Ontem, os índios fizeram mais um refém, o administrador da Funai em São Luís, José Arão Marizes Lopes. Eles exigem a presença do presidente da Fundação, Márcio Santilli, que deverá chegar hoje a Belém. Ele tenta, via rádio, convencer os índios a se reunirem com ele na capital, mas os índios se recusam e exigem que ela vá até a aldeia. O administrador substituto da Funai em Belém admite que as negociações estão tensas, e o resultado é portanto incerto. Estima-se que 60% da reserva esteja sob ocupação dos invasores, e a paciência dos índios esgotou-se. A notícia traz também informações sobre as primeiras áreas indígenas definidas que terão o decreto de homologação assinado pelo presedente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.