De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Reunião entre organizações indígenas e quilombolas de Oriximiná planejam ações para a defesa de territórios

06/05/2019

Fonte: G1 https://g1.globo.com/



Oito organizações indígenas e quilombolas de Oriximiná, no oeste do Pará, se reuniram nos dias 1o e 2 de maio, com o objetivo de definir ações de proteção aos seus territórios. O avanço da mineração e do garimpo, o projeto Barão do Rio Branco (que prevê instalação de hidrelétrica e expansão de rodovia na região) são algumas das ameaças que pressionam os territórios.

O encontro foi promovido pela Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP) e pelo Iepé Instituto de Pesquisa e Formação Indígena. Juventino Pesirima Kaxuyana, presidente da Associação dos Povos Indígenas Kaxuyana, Kahyana e Tunayana aponta a importância dessa aliança no momento atual "nós temos que nos unir cada vez mais para não deixar o governo retroceder o que foi conquistado com muita luta", ressalta.

Francisco Hugo de Souza, presidente da Cooperativa Mista Extrativista dos Quilombolas do Município de Oriximiná reforça essa avaliação. "Temos que nos unir e lutar pelos nossos direitos. Temos vários desafios que temos que trabalhar, projeto de estrada, de barragem, temos que fazer com que respeitem os nossos direitos".

Aliança Indígena-Quilombola
A Aliança Indígena-Quilombola teve início em 2012, com a realização do 1o Encontro Índios & Quilombolas. Na ocasião, foram mais de 170 convidados. O evento tinha como objetivo incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios como a proteção dos territórios ameaçados pelo avanço dos empreendimentos de mineração e de geração de energia.

A articulação se consolidou com a realização de atividades em Belém, Brasília, Santarém e Oriximiná entre 2013 e 2016. Quando, também foi lançada uma campanha na defesa dos direitos territoriais dos índios e quilombolas de Oriximiná em 2015 que possibilitou avanços na regularização dos territórios desses povos: a declaração pelo Ministério da Justiça da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana, a titulação da Terra Quilombola Cachoeira Porteira em 2018, e a publicação das portarias de declaração das Terras Quilombolas Alto Trombetas 1 e Alto Trombetas 2


https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/05/06/reuniao-entre-organizacoes-indigenas-e-quilombolas-de-oriximina-planejam-acoes-para-a-defesa-de-territorios.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.