De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo quer isolar área indígena para acelerar linha de transmissão

20/08/2019

Autor: Talita Fernandes

Fonte: Folha de S.Paulo - https://www1.folha.uol.com.br



Construção enfrenta resistência por atravessar 125 km da terra indígena Waimiri-Atroari.

Brasília

O governo quer fracionar o licenciamento ambiental, e isolar território indígena, para dar celeridade à construção de uma obra de energia elétrica no Norte do país. A informação foi divulgada pelo Ibama, após reunião no Palácio do Planalto sobre o tema.

Conhecida como linhão, a obra é uma linha de transmissão de energia elétrica de alta tensão avaliada em R$ 2 bilhões, que ligaria Manaus (AM) a Boa Vista (RR). A construção enfrenta resistência de indígenas pelo fato de ela atravessar cerca de 125 km da terra indígena Waimiri-Atroari.

De acordo com a presidente do Ibama, Suely Araújo, o licenciamento será feito em, três partes, isolando o território indígena. A ideia é que as obras sejam começadas nas duas pontas.

"São cerca de 700 km de linha de transmissão. E 120 km estão em terra indígena, então, cerca de 600 km a obra estaria liberada", afirmou.

Os índios já se mostraram contrários ao projeto do linhão, sugerindo que a Eletronorte, responsável pela obra, faça um desvio para evitar destruição do meio ambiente e impactos sobre a etnia. Há ainda, segundo indigenistas, um grupo pouco conhecido de índios isolados no interior da terra indígena que poderá ser afetado por doenças trazidas pelos operários da obra.

A Funai estava presente na reunião, mas não se manifestou ao final do encontro. De acordo com Suely, o órgão será ouvido e divulgará, nas próximas semanas, um relatório sobre o caso.

A intenção da presidente do Ibama é de que o licenciamento ambiental das áreas externas ao território indígena seja feito até setembro.

"Roraima é única unidade não ligada ao sistema nacional [de energia], que tem problemas e, inclusive, depende de energia elétrica da Venezuela, que está numa situação crítica. Em face dessa situação, se optou em fazer a divisão em áreas externas e internas", afirmou.



https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/governo-quer-isolar-area-indigena-para-acelerar-linha-de-transmissao.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.