De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Com mensagem de preservação e respeito à cultura, começa a 9ª Semana dos Povos Indígenas em Santarém

05/11/2019

Autor: Tracy Costa

Fonte: G1 - https://g1.globo.com



Evento ocorre na unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará durante 4 dias.

Começou nesta terça-feira (5) a Semana dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém. Questões como a educação e a saúde voltadas aos indígenas devem ser discutidas. Na abertura do evento, um ritual foi realizado para pedir a permissão dos ancestrais.

O evento está sendo realizado pela 9ª vez em Santarém, começou nesta terça e segue até o dia 8 de novembro, e tem o objetivo de discutir em nível nacional e internacional as questões relacionadas aos povos indígenas, principalmente em relação à preservação da cultura e do espaço no mundo.

Um dos estudantes de arqueologia que participará do evento pela primeira vez, é Gilmar Nonato, da etnia Arapyun. Ele conta que o evento vem para somar. "Todos são muito bem-vindos para conhecer a nossa cultura, porque é uma coisa regional, rica. Nós temos muito orgulho de tudo isso", explica o estudante.

No local, estão montadas estruturas feitas em palha e canoas. Na Ufopa estudam mais de 500 alunos de etnias indígenas.

"Infelizmente no governo atual existe uma dizimação de políticas relacionadas aos indígenas, ameaças aos nossos territórios, nossa saúde, bem estar, a nossa realidade. Então é importante que nós que estamos dentro da universidade participemos e que a gente fale pelas nossas lideranças que estão na aldeia", disse Crislaine Souza, do diretório acadêmico da Ufopa.

Este ano o tema é "Povos indígenas, resistência na defesa dos seus direitos e territórios". Podem participar das rodas de conversa e demais atividades, todo a comunidade santarena interessada, o evento é aberto ao público.

"Ainda existe muito preconceito contra os povos indígenas, então esse é o momento de quebrar essa barreira. Nós teremos venda de artesanatos, grafismo, tudo isso para aproximar a sociedade dos indígenas", esclarece Crislaine.

* Colaborou Gustavo Campos, da TV Tapajós.





https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/05/com-mensagem-de-preservacao-e-respeito-a-cultura-comeca-a-9a-semana-dos-povos-indigenas-em-santarem.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.