De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígena ganha bolsa de estudos nos EUA e se tornará o primeiro doutor de seu povo

03/10/2021

Autor: Italo Wolff

Fonte: Jornal Opção - jornalopcao.com.br



https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/indigena-ganha-bolsa-de-doutorado-nos-eua-e-se-tornara-o-primeiro-doutor-de-seu-povo-355821/

Além de ser o primeiro antropólogo da etnia Puyanawa, Jósimo Constant começará seu doutorado em 2022

Jósimo Constant tem 32 anos e pertence ao povo Puyanawa, da aldeia Barão, no Acre, próximo à fronteira com o Peru. Em 2016, ele foi o primeiro indígena formado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e, em cerca de quatro anos, ele deverá ser o primeiro doutor da história de seu povo. Até os 7 anos de idade, Jósimo Constant falava apenas a idioma Kãdeyruya, e aprendeu o português como segunda língua.

O antropólogo foi contemplado com uma bolsa de doutorado em ciência política, nos Estados Unidos. Jósimo Constant foi selecionado pelo programa "Oportunidades Acadêmicas Mestrado e Doutorado", uma iniciativa da EducationUSA. A universidade ainda será escolhida pelo estudante, com a equipe que o acompanhará nos Estados Unidos, a partir de 14 de janeiro de 2022, data marcada para a viagem.

Criado com os costumes indígenas, Jósimo Constant precisou se mudar com a família para a cidade, já que a aldeia só oferecia educação até o quinto ano do ensino fundamental. Seu pai era professor na escola local e teve a oportunidade de cursar o ensino superior na Universidade Federal do Acre (Ufac). Ele ingressou na UnB por meio de cotas e cita o pai como maior inspiração na busca pela formação intelectual.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.