De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas de RO voltam a protestar pedindo medicamentos e profissionais de saúde na Casai

11/04/2022

Autor: Victória Ferreira

Fonte: G1 RO - g1.globo.com/ro



Manifestação é pacífica e acontece na Casai em Porto Velho. Primeiro protesto foi registrado em 1o de abril.

Por Victória Ferreira, Rede Amazônica

11/04/2022 20h30

Indígenas, principalmente da etnia Karitiana de Rondônia, voltaram a protestar na sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Porto Velho, nesta segunda-feira (11). No dia 1o de abril o grupo também fez um protesto no local.

A manifestação é pacífica e pede melhorias e respeito nos atendimentos e decisões que envolvem a saúde dos povos indígenas.

Segundo os manifestantes, o serviço de saúde oferecido pela Casai está defasado. No polo de Porto Velho faltam medicamentos e não há profissionais suficientes para atender a comunidade.

O impasse
Em 1o de abril o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), responsável pela Casai, negou para a Rede Amazônica a falta de profissionais para atender as comunidades indígenas.

Segundo lideranças indígenas, após o protesto do dia 1o, ficou acordado que até o dia 6 de abril, as denúncias seriam analisadas e os indígenas teriam um retorno oficial do Dsei sobre o caso, mas as lideranças dizem que não receberam comunicado. Por isso, os manifestantes retornaram ao local nesta segunda-feira (11).

A entrada e saída de profissionais e os atendimentos seguem ocorrendo normalmente na Casai mesmo com o protesto.




https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/04/11/indigenas-de-ro-voltam-a-protestar-pedindo-medicamentos-e-profissionais-de-saude-na-casai.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.