De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

UFMG lança rede interinstitucional em parceria com os povos Yanomami e Ye´kwana

14/08/2023

Fonte: UFMG - https://ufmg.br



segunda-feira, 14 de agosto 2023, às 13h21
atualizado em segunda-feira, 14 de agosto 2023, às 13h34
Objetivo é propor ações emergenciais de saúde e educação e articular ações para combater violações aos direitos humanos

Os povos indígenas Yanomami e Ye´kwana enfrentam graves problemas sociais e sanitários no norte do Brasil. Um grupo de Trabalho (GT) da UFMG, de caráter multidisciplinar, lançou, no dia 7 de agosto, um programa de extensão composto por uma rede interinstitucional de entidades e instituições que desenvolverão projetos articulados de educação e saúde com essas populações.

As ações serão propostas a partir de demandas das próprias comunidades. Em outubro deste ano, serão realizadas oficinas com a participação de indígenas de ambos os povos. O objetivo desses primeiros encontros, nas aldeias, é discutir saberes e práticas de cuidado no território e elaboração de materiais didáticos interculturais e também capacitar professores indígenas, Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan).

Esperança
O encontro na UFMG que marcou o lançamento do programa teve a participação, por videoconferência, do líder indígena Davi Kopenawa Yanomami.

"Há esperança; estamos muito contentes e felizes que desse diálogo (com a Universidade) sairão projetos concretos para cuidar da nossa floresta e da educação e saúde de nossas mulheres, crianças e jovens", comemorou Kopenawa. Também participou do encontro (por videoconferência) Júlio Ye'kwana, liderança do povo Ye´kwana.

Outro foco de atuação do programa se refere ao combate às violações de direitos humanos nesses territórios. O grupo já está trabalhando, por exemplo, para a reabertura de escolas yanomami desativadas pela Secretaria de Educação de Roraima. "A proposta é sermos 'um lugar institucionalmente credenciado' para agir nessas situações", destaca a professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Ana Gomes, que é coordenadora do Grupo de Trabalho e membro do Observatório da Educação Intercultural Indígena.

Rede
Vinculado à Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFMG), o Grupo de Trabalho tem a participação de docentes e discentes da Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina. No momento, integram a rede entidades como a Hutukara Associação Yanomami (HAY), a Associação Wanasseduume Ye'kwana (SEDUUME), o Instituto Socioambiental (ISA) e outras universidades federais.

A UFMG também participa de outras ações de pesquisa, ensino e extensão em apoio aos direitos das comunidades indígenas, nesse caso, com foco nos povos Xakriabá e Maxakali.

Assessoria de Imprensa UFMG

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/ufmg-lanca-rede-interinstitucional-em-parceria-com-os-povos-yanomami-e-ye-kwana
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.