De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Justiça suspende reintegração de posse contra comunidade com 60 indígenas Pataxós no extremo sul da Bahia

26/01/2022

Fonte: G1 BA - g1.globo.com/ba



Segundo o MPF, houve possível atuação de má-fé dos autores quando omitiram na petição inicial o fato de que existe disputa de direitos indígenas sobre a terra que alegam possuir.

Por g1 BA
26/01/2022 16h26 Atualizado há um ano

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu uma reintegração de posse contra uma comunidade com 60 indígenas Pataxós, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia.

A solicitação foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à Comarca de Prado, da Justiça do Estado da Bahia, na terça-feira (25), que acatou o pedido e suspendeu, no mesmo dia, a decisão liminar de desocupação.

Segundo o MPF, houve uma possível atuação de má-fé dos autores quando omitiram na petição inicial o fato de que existe disputa de direitos indígenas sobre a terra que alegam possuir. A área faz parte da Terra Indígena (TI) Barra Velha, em processo de demarcação.

"Os autores retiraram da ação seu aspecto social, tratando disputa sobre territórios originários como se tratassem de uma simples invasão de terras. A TI Barra Velha está em processo de demarcação e o direito à terra é um dos mais primordiais para os povos indígenas", explicou o procurador da República José Gladston.

O g1 tenta contato com os advogados do autores da petição inicial para pedir posicionamento sobre o caso, mas não conseguiu até a última atualização da reportagem.

O MPF na Bahia alegou também que a decisão, proferida pelo TJ-BA, no dia 14 de janeiro, deixou de observar um "acórdão" proferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu desocupações e despejos durante a pandemia de Covid-19.

A norma teve vigor prolongado até 31 de março deste ano, levando em consideração as graves repercussões sociais que desocupações podem causar durante pandemia.

O MPF/BA pediu também a Justiça da Bahia o reconhecimento da competência federal para processar e julgar a disputa de terras na região de Prado, levando a ação para a Seção Judiciária de Teixeira de Freitas.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) para saber mais informações sobre o processo de demarcação da Terra Indígena (TI) Barra Velha e aguarda posicionamento do órgão.


https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/01/26/justica-suspende-reintegracao-de-posse-contra-comunidade-com-60-indigenas-pataxos-no-extremo-sul-da-bahia.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.