De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Grupo criminoso que extraía ouro de terra indígena com auxílio de lideranças locais é denunciado em RO

24/01/2024

Fonte: G1 Rondônia - https://g1.globo.com



Dez pessoas foram denunciadas à Justiça Federal por crimes ambientais. Grupo atuava na região de Ji-Paraná com auxílio de lideranças indígenas.
Por g1 RO

24/01/2024 20h14 Atualizado há um dia

Um grupo criminoso que atuava com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró, em Rondônia, foi denunciado à Justiça Federal em Ji-Paraná (RO). Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), foi feita na primeira fase da Operação Kaapora. Segundo o órgão, em fevereiro de 2021 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram dois homens transportando em um veículo cerca de 50 gramas de ouro sem licença ou autorização para a extração.

As investigações apontaram que os homens flagrados com o ouro se associaram aos outros réus para extração ilegal de minério na terra indígena. Também foi apurado que lideranças indígenas locais atuavam em conjunto com garimpeiros, permitindo a retirada de ouro e madeira em troca de uma porcentagem dos lucros.

Os crimes aconteceram entre os anos de 2020 e 2021.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/01/24/grupo-criminoso-que-extraia-ouro-de-terra-indigena-com-auxilio-de-liderancas-locais-e-denunciado-em-ro.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.