De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto aprovado na Câmara autoriza desmatamento indiscriminado em todos os biomas

21/03/2024

Fonte: O Cafézinho - https://www.ocafezinho.com/2024/03/21/projeto-aprovado-na-camara-autoriza-desmatamento



Projeto aprovado na Câmara autoriza desmatamento indiscriminado em todos os biomas
Em uma votação realizada nesta quarta-feira, 20, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que flexibiliza o desmatamento de vegetações nativas não florestais em todos os biomas do Brasil. O texto, que agora segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise no plenário [...]

Redação
21/03/2024 - 09h46

Em uma votação realizada nesta quarta-feira, 20, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que flexibiliza o desmatamento de vegetações nativas não florestais em todos os biomas do Brasil.

O texto, que agora segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise no plenário da Câmara, poderia resultar na perda de aproximadamente 48 milhões de hectares de vegetação.

A proposta, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), visa modificar o Código Florestal brasileiro para reclassificar áreas de vegetação nativa predominantemente não florestais - incluindo campos gerais, campos de altitude e campos nativos - como áreas rurais consolidadas, permitindo assim sua exploração.

O projeto inicialmente focava apenas na Mata Atlântica, mas foi expandido para abranger todos os biomas nacionais após pressão da Bancada Ruralista. Isso implicaria em mudanças significativas para diversos ecossistemas, incluindo:

50% do Pantanal, equivalentes a 7,4 milhões de hectares;
32% dos Pampas, somando 6,3 milhões de hectares;
7% do Cerrado, ou seja, 13,9 milhões de hectares;
Quase 15 milhões de hectares na Amazônia.

A decisão gerou reações contrárias de parlamentares ligados a partidos de esquerda e organizações ambientalistas.

O deputado federal Bacelar (PV-BA) criticou a medida por facilitar a exploração madeireira e por representar uma ameaça aos biomas brasileiros.

A organização SOS Mata Atlântica expressou repúdio ao projeto, argumentando que ele compromete a proteção dos campos nativos em todo o país.

Mauricio Guetta, consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA), destacou os impactos "abissais" em biomas como Pantanal, Cerrado, Caatinga e Pampa, além de áreas não florestais na Amazônia e Mata Atlântica.

O projeto também estabelece um marco temporal em 22 de julho de 2008, buscando isentar de responsabilidade o desmatamento ilegal realizado antes dessa data.


https://www.ocafezinho.com/2024/03/21/projeto-aprovado-na-camara-autoriza-desmatamento-indiscriminado-em-todos-os-biomas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.