De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai integra debate sobre os direitos dos indígenas no acesso à documentação básica

21/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br/



Funai integra debate sobre os direitos dos indígenas no acesso à documentação básica

Apresidenta-substituta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta Andrade, participou do XI Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nesta quinta-feira (21) em Brasília (DF). Lucia Alberta integrou a mesa redonda "Direito ao nome" e apresentou o trabalho que a Funai desenvolve na área para garantir o protagonismo e os direitos dos indígenas.

"Promover o acesso à documentação civil para indígenas vai além. É também superar barreiras de acessibilidade. Enfrentamos questões culturais, sociais, de logística, sem contar as barreiras linguísticas. A Funai trabalha fortemente para garantir a qualificação dos agentes e técnicos parceiros para os mutirões e ações itinerantes nas terras indígenas, além de realizar o mapeamento das situações de maior vulnerabilidade entre os povos", pontuou a presidenta-substituta.

O assistente técnico da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em Goiânia, Haroldo Resende, também compôs a mesa e trouxe experiências relacionadas ao tema, vivenciadas em ações itinerantes realizadas nas aldeias para atender a demanda por acesso à documentação civil. O servidor ainda citou algumas barreiras enfrentadas, como desafios logísticos e o deslocamento às terras indígenas distantes.

Conduzida pela juíza auxiliar da Corregedoria do Maranhão, Jaqueline Caracas, a mesa foi composta pelo juiz de direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG) David Pinter Cardoso; pela coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Dayana Brunetto; e pela psicóloga da Coordenadoria da Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), Eliana Olinda Alves.

O XI Encontro Nacional de Promoção do Registro Civil de Nascimento e do Acesso à Documentação Básica teve início na terça-feira (19) e segue até esta quinta (21) em Brasília. O objetivo é dar visibilidade e contribuir com a atuação dos Comitês Gestores Estaduais e Municipais, além de fomentar a apropriação do tema por parte da sociedade civil e de todos os atores partícipes da Política de Erradicação do Sub-Registro Civil.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-participa-de-debate-sobre-os-direitos-dos-indigenas-no-acesso-a-documentacao-basica
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.