De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Governo vai formar 'diplomatas indígenas' para participar da COP30

07/04/2024

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com/



Governo vai formar 'diplomatas indígenas' para participar da COP30
Sônia Guajajara diz que ministério chefiado por ela fará chamado público para atrair jovens lideranças

Stella Fontes

07/04/2024

O Ministério dos Povos Indígenas vai formar jovens lideranças em diplomacia indígena para atuar na COP30, que se realiza no ano que vem em Belém (PA), disse hoje a ministra Sônia Guajajara, em palestra no segundo dia da Brazil Conference em Harvard e MIT, em Cambdridge, nos Estados Unidos. Neste momento, afirmou, a pasta está organizando um chamado público para atrair jovens lideranças para o programa.

"Esses indígenas vão atuar em eventos adjacentes e na interação direta com os negociadores da COP", afirmou, acompanhada do governador do Pará, Helder Barbalho, de Rodrigo Medeiros, CEO da Re:wild, ONG fundada pelo ator Leonardo DiCaprio, e pelo líder de setor público da AWS Brasil, Paulo Cunha.

De acordo com a ministra, a proposta é preparar esses representantes indígenas acerca dos diversos temas que serão debatidos, para que tenham condições de participar efetivamente da tomada de decisões. "A meta é zerar o desmatamento até 2023 e estamos confiantes de que os povos indígenas podem contribuir para conter a crise climática", observou. "É hora de mostrar que a floresta em pé vale mais do que a floresta morta", acrescentou.

A iniciativa dá sequência à trajetória de inserção dos povos indígenas na política brasileira, recentemente coroada com a criação de um ministério específico.

Durante o painel, em uma das salas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o governador do Pará rejeitou as especulações de que a COP poderia não acontecer mais em Belém. Conforme Barbalho, a capital paraense vai sediar o evento, a despeito dos desafios urbanos que Belém, assim como outros grandes centros da América Latina, oferece.

"Queremos aproveitar o evento para resolver parte disso", afirmou Barbalho, após destacar que a COP 30 representa uma oportunidade nunca antes vista para que o mundo adote a floresta como solução para a crise climática.

Conforme o governador, a realização da COP no país torna o momento ideal para mostrar que a Amazônia é parte importante da solução para a crise climática, mas meio ambiente e povos da floresta precisam ser contemplados nessa solução.

"A COP da floresta é a arena para assegurar um legado, para que o mercado de carbono possa acontecer efetivamente e que a captura do carbono seja a nova economia que vai financiar a preservação, para que a bioeconomia possa estar no mesmo nível de atenção", afirmou.

Para Medeiros, da Re:wild, em Belém, o mundo vai enfrentar o desafio de chegar a um novo acordo global para conter o aquecimento global, tarefa na qual vem falhando há anos. "Queremos que seja um ponto de ruptura importante, para virar a página da última década [de fracasso]. A gente precisa e vai manter a floresta em pé. Se conseguirmos para a Amazônia, conseguiremos para todo o resto", afirmou.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/04/07/governo-vai-formar-diplomatas-indgenas-para-participar-da-cop30.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.