De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai integra operação da PF contra extração ilegal de ouro na Terra Indígena Sararé, no MT

16/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou da Operação que Ouro Viciado de combate à extração ilegal de ouro e desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (MT). A operação ocorreu no período de 12 a 14 de abril e foi deflagrada pela Polícia Federal em ação conjunta com a Funai, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/MT).

As equipes fizeram barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas invadidas pelos garimpeiros. Como resultado, foram inutilizadas 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d'água, um gerador e duas britadeiras.

A logística da operação integrada contou com duas aeronaves, uma do Ciopaer/MT e outra da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e embarcações para o transporte das equipes.

Após as atividades em campo, agora as investigações da Polícia Federal seguem para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa.

O garimpo ilegal de ouro e de demais recursos minerais em terras indígenas degrada o meio ambiente, ameaça a população indígena e polui os rios que abastecem os municípios. As consequências abrangem danos econômicos, sociais e ambientais.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-integra-operacao-da-pf-contra-extracao-ilegal-de-ouro-na-terra-indigena-sarare-no-mt
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.