De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Governo reconhece terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de Pitanga de Palmares

08/04/2024

Fonte: Secom - gov.br/secom



Portaria que define e declara as áreas reconhecidas no município de Simões Filho, na Bahia, foi publicada nesta segunda-feira (8/4) no Diário Oficial da União

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu e declarou as áreas localizadas no município de Simões Filho, no estado da Bahia, como terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de Pitanga de Palmares. A Portaria no 445/2024, que oficializa a decisão, foi publicada nesta segunda-feira, 8 de abril, no Diário Oficial da União.

A comunidade obteve repercussão nacional após a líder quilombola e ialorixá, Mãe Bernadete Pacífico, ser morta a tiros dentro de casa, em agosto de 2023. De acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (Rtid), elaborado pelo Incra, as práticas territoriais da comunidade remontam ao século XIX.

Segundo o Incra, foram declaradas terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de Pitanga de Palmares:

A área de 23,5 hectares (ha) localizada em Simões Filho, que corresponde ao imóvel denominado Fazenda Mãe Natureza.
A área de 273,4 ha localizada nos municípios baianos de Simões Filho e Candeias, que corresponde ao imóvel denominado Fazenda São Francisco.
A área de 349,8 ha localizada em Simões Filho, que corresponde ao imóvel desmembrado da Fazenda São Francisco e registrado em nome da empresa Patrimonial MC Ltda.
A Portaria também determina os limites e as áreas que agora integram as terras da Comunidade Pitanga de Palmares no que diz respeito às fronteiras com a Fazenda Mãe Natureza, com a Fazenda São Francisco e com seu desmembramento, registrado em nome da empresa Patrimonial MC. As plantas e os memoriais descritivos encontram-se disponíveis no processo administrativo no 54160.001675/2008-28 e no acervo fundiário do Incra.

QUILOMBOLAS - Legalmente, consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, segundo o art. 2o do Decreto no 4.887/2003, "os grupos étnico-raciais com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida".

Categoria
Gestão Pública

https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/04/governo-reconhece-terras-da-comunidade-remanescente-de-quilombo-de-pitanga-de-palmares
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.