De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Demarcação de terras é o caminho mais efetivo para mitigar efeitos da emergência climática, defendem advogados indígenas

29/05/2024

Autor: Valdeniza Vasques

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



Manifestação ocorreu durante audiência pública da Corte Interamericana de Direitos Humanos

A Articulação dos Povos indígenas do Brasil (Apib) foi representada pela assessora jurídica da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste,Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme) Luiza Tuxá, e pelo assessor jurídico da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Ednaldo Tukano, durante sessão da Corte Interamericana de Direitos Humanos nesta terça-feira (28), em Manaus. Os advogados indígenas defenderam a demarcação de terras e a proteção territorial como obrigações do Estado para a garantia dos direitos humanos frente à emergência climática.

"O respeito aos nossos modos de vida, autonomia, autodeterminação e integridade, que são pessoais mas também são coletivos, devem ser parte fundamental de qualquer agenda de justiça climática. E o centro de todo esse processo é a proteção e defesa territorial, pois a terra é a mãe de todas as lutas. Por isso nos somamos aos parentes de outros países para reafirmar que é preciso recuperar a terra para recuperar o todo", declarou Luiza Tuxá.

"Não podemos ser os responsáveis por todos os ônus da transição e da descarbonização da matriz energética mundial. Do mesmo modo que a negociação de nossos direitos resulta em violência em nossos territórios, a extração de mais minerais críticos também tem como resultado mortes e ameaças contra nossos parentes", completou Ednaldo Tukano, ao denunciar a exploração e a violência que ameaçam povos e territórios indígenas.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos está realizando um parecer consultivo com povos indígenas e comunidades locais das Américas sobre a emergência climática. As contribuições devem embasar precedentes importantes sobre as obrigações dos Estados no enfrentamento da emergência climática no mundo inteiro.

https://coiab.org.br/demarcacao-de-terras-e-o-caminho-mais-efetivo-para-mitigar-efeitos-da-emergencia-climatica-defendem-advogados-indigenas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.