De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Brasil e Colômbia reafirmam estratégias conjuntas para a cooperação em saúde

18/04/2024

Autor: Nathan Victor

Fonte: Sesai -



Brasil e Colômbia reafirmam estratégias conjuntas para a cooperação em saúde
Declaração conjunta entre os dois países foi assinada em visita do presidente Lula ao país vizinho. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da comitiva

Brasil e Colômbia reafirmaram a importância de trabalhar em conjunto para aprofundar a cooperação em questões relacionadas à saúde. O fortalecimento do compromisso foi ratificado durante agenda do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente do país vizinho, Gustavo Petro. O encontro ocorreu, na quarta-feira (17), em Bogotá, capital colombiana. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da comitiva do presidente junto a colegas de outras pastas.

Como resultado do diálogo mantido na reunião bilateral, os presidentes firmaram interesse em aprofundar a cooperação em matéria de saúde, especialmente em ações de saúde fronteiriça. Lula e Petro celebraram a retomada, em março de 2024, das reuniões da mesa técnica sobre cooperação em saúde na região de fronteira, e instaram à continuação dos diálogos com vista à implementação de ações conjuntas em benefício das populações da zona de fronteira.

Os chefes de estado também destacaram as ações relacionadas ao reforço da saúde indígena - tema caro à ministra Nísia Trindade. Recentemente, o Brasil iniciou o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). Em 2024, o planejamento abrange 992 aldeias, alcançando mais de 130 mil indígenas. A previsão é aplicar cerca de 240 mil doses dos imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. "A visita nos aproxima da Colômbia em diversas áreas para integrar mais a região e caminharmos cada vez mais juntos", ressaltou Nísia.

A declaração conjunta dos mandatários também enfatiza a concordância em instruir as entidades técnicas competentes de ambos os países a iniciar a negociação de um acordo de cooperação para aumentar as capacidades locais de produção de vacinas. Este também é um assunto prioritário para o Brasil, que preside o Grupo dos 20 (G20). A criação de uma aliança para a Produção Regional e Inovação foi debatida nas reuniões do Grupo de Trabalho de Saúde do bloco, realizadas em Brasília ao longo da última semana.

A programação da agenda internacional contemplou a inauguração da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá - a FILBo -, que teve o Brasil como convidado de honra, e o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, promovido pela ApexBrasil e pela ProColombia.

Nathan Victor

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/brasil-e-colombia-reafirmam-estrategias-conjuntas-para-a-cooperacao-em-saude
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.