De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Cúpula dos Povos se lança como espaço autônomo a COP 30 e busca uma agenda ambiental justa, popular e inclusiva

12/08/2024

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br/2024/08/cupula-dos-povos-cop-30/



Cúpula dos Povos se lança como espaço autônomo a COP 30 e busca uma agenda ambiental justa, popular e inclusiva
O conjunto de organizações também convoca em carta, demais redes, coletivos e movimentos sociais dos mais diversos segmentos a construir a Cúpula dos Povos rumo à COP 30

12/08/2024
Por Assessoria de Comunicação do Cimi

Cerca de 120 organizações sociais e movimentos populares de todo o Brasil se reuniram, entre os dias 1 e 2 de agosto, em Brasília para participar da Plenária Nacional da Cúpula dos Povos rumo a COP 30.

O evento integra uma série de ações que busca construir, desde a perspectiva dos povos originários, das comunidades tradicionais e dos movimentos sociais, uma agenda comum sobre a discussão climática a ser debatida no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A COP 30 será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Durante o evento, foram levantadas as bandeiras de luta que devem orientar as ações e a incidência política da Cúpula na COP30, e criados os grupos de trabalho que conduzirão a organização e a logística para o próximo ano, em Belém.

O processo de criação da Cúpula dos Povos se iniciou em novembro do ano passado, durante a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP), ocorrida nos Emirados Árabes, em Dubai. Na ocasião, o presidente Lula recebeu da delegação brasileira a Carta da construção da Cúpula dos Povos rumo a COP30, que já anunciava sua constituição.

Desde então, a Cúpula tem realizado um intenso trabalho de mobilização e articulação nacional e internacional em torno da questão climática, na busca por avanços concretos sobre o que tange os direitos territoriais e ambientais dos povos, para além do que vem sendo pautado pela COP30.Ao final do evento foi lançada uma carta com os princípios e com um chamado de mobilização e adesão da sociedade à Cúpula dos Povos.

Confira a carta na íntegra aqui.

https://cimi.org.br/2024/08/cupula-dos-povos-cop-30/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.