De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Atividades de campo dos servidores ambientais devem voltar ao normal até o fim da semana

13/08/2024

Fonte: O Globo -https://oglobo.globo.com/



Atividades de campo dos servidores ambientais devem voltar ao normal até o fim da semana
Depois de quase um ano de negociação, governo e o associação fecharam acordo que estipula reajuste salarial de 21% (nível superior) a 23% (nível médio)

Ana Carolina Diniz

13/08/2024

Após fecharem acordo com o governo federal, os servidores ambientais - do Ibama e ICMBio - começam a voltar a campo e, até o fim da semana, o trabalho será retomado. As últimas assembleias das associações estaduais foram realizadas na noite de segunda-feira e nesta terça-feira, e a categoria decidiu encerrar as paralisações e a greve, em um processo que se arrastava por quase um ano. O Termo de Acordo estipula reajuste salarial de 21% (nível superior) a 23% (nível médio) acumulado em 2025 e 2026, e aumento no número de níveis na carreira.

O presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), Cleberson Zavaski, disse em entrevista ao blog que a negociação com o governo foi bem dura e não se alcançou grande parte das reivindicações. Os servidores decidiram aceitar para não correr o risco de ficar sem reajuste em 2025, por conta do prazo de envio da LDO.

- A mesa ambiental foi uma das primeiras instaladas em outubro do ano passado, mas foi um dos últimos acordos a ser assinado. Essa negociação, no final, acabou se tornando mais uma questão remuneratória do que uma reestruturação de carreira, que era a nossa principal reivindicação.

O termo de acordo prevê a criação de um grupo de trabalho em 120 dias para tratar a questão de indenização e gratificação da atividade de risco, que eram duas pautas que estavam em negociação. Além disso, a categoria ainda vai negociar os acordos referentes aos pontos cortados há mais de um mês, que afetam grande parte dos servidores.

Um dos exemplos não resolvidos é a presença de servidores em áreas de difícil lotação, como é o caso da Amazônia, que sofre alta evasão de funcionários.

- A gente fala da Amazônia porque é onde a gente tem mais problema e mais visibilidade. Mas, de modo geral, a gente tem um problema de permanência de servidores. A carreira ambiental se tornou, nesse processo, meio que um trampolim. A pessoa entra, fica um tempo até passar em outro concurso, ou até ter uma perspectiva melhor e ir para a iniciativa privada. O que tem acontecido, infelizmente, por conta de não haver uma estrutura atraente é que a carreira que vai continuar defasada. Em quatro anos, tivemos uma evasão de 30%.

A paralisação de fiscalização teve reflexo no número de multas. Segundo reportagem de Lucas Altino, até julho, os autos de infração lavrados pelo Ibama na Amazônia Legal haviam caído 70% na comparação com o mesmo período em 2023, de 5.178 para 1.560.

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2024/08/atividades-de-campo-dos-servidores-ambientais-devem-voltar-ao-normal-ate-o-fim-da-semana.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.