De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Filme sobre ceramistas tapajônicas tem equipe formada somente por mulheres

27/08/2024

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Filme sobre ceramistas tapajônicas tem equipe formada somente por mulheres
O filme narra a história da cerâmica tapajônica, revelando sua profunda conexão com a ancestralidade e a resistência das mulheres.

"Yupirangáwa Tapajônica", que quer dizer "origem tapajônica", é o nome do documentário que está em reta final de produção e conta a história de Vandria Borari e dona Marilza, ceramistas do baixo Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, e da jovem Nilma Tapajó, que mostra a força da juventude em manter a cultura viva, as três mulheres indígenas narram as suas conexões com a floresta e os rios.

O filme, que tem a estreia prevista para a última semana de setembro, é dirigido por Viviane Borari, indígena do povo Borari de Alter do Chão, e uma equipe formada 100% por mulheres amazônicas. Ele busca destacar a resistência cultural e a transmissão de conhecimentos ancestrais, além de evidenciar a rica herança dos Tapajó na arte cerâmica.


"A cerâmica tapajônica é uma herança da arte do barro, feita pelos nossos antepassados, é uma arte bastante refinada e complexa porque traz nossa espiritualidade, ancestralidade, nosso trabalho coletivo e a nossa conexão com a terra, com a floresta e com os rios" conta Vândria Borari, uma das personagens do filme.

As gravações foram feitas em dois Territórios Indígenas, em Alter do Chão e na Comunidade de Pinhel, e promete sensibilizar o olhar da população para a importância da cerâmica na sociedade santarena e a resistência dessas mulheres nos seus territórios.

Para além da beleza, cada cerâmica conta uma história e possui características próprias daquele povo, na região do Tapajós os vasos e urnas funerárias são peças importantes dos antepassados que viveram nesta região, podendo ser encontradas até hoje e mantidas vivas no fazer cerâmica por homens e mulheres.

Este projeto é uma produção da Apoena Audiovisual, realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura e Governo Federal do Brasil.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2024/08/27/filme-sobre-ceramistas-tapajonicas-tem-equipe-formada-somente-por-mulheres.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.