De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Marina diz que cobrá-la por atraso na conclusão da BR-319 é 'caminho fácil'

05/09/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Veja vídeo: Marina diz que cobrá-la por atraso na conclusão da BR-319 é 'caminho fácil'
Ministra do Meio Ambiente foi questionada por senadores e disse não ter tido função pública por 15 anos

Ana Pompeu

05/09/2024

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, rebateu nesta quarta-feira (4) críticas sobre uma eventual responsabilidade na demora da conclusão das obras da BR-319, rodovia que corta a amazônia, ligando Porto Velho a Manaus em um trecho de aproximadamente 600 km.

"Tem empreendimentos que mesmo aqueles que queriam que as coisas funcionassem de porteira aberta não fizeram. É o caso da 319. Foram 15 anos em que eu não tinha nenhuma função pública. Eu era a professora Marina. Por que não fizeram a estrada? Porque não é fácil de fazer. Mas encontraram o caminho fácil, de dizer que a responsabilidade é da ministra Marina", disse.

A chefe da pasta participou de uma audiência pública no Senado sobre a seca extrema e os incêndios que atingem o Brasil. Mas parlamentares aproveitaram a presença dela para questionar a respeito da entrega da rodovia.

"Não tem problema. Porque eu agradeço imensamente a deus por ser eu e a minha equipe que estamos no Ministério do Meio Ambiente", disse.

Em julho, a Justiça Federal suspendeu a licença prévia dada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para a reconstrução do chamado trecho do meio da BR-319, a pedido da ONG Observatório do Clima.

A estrada tem sido alvo de disputa há anos. Movimentos sociais afirmam que é preciso defender as 98 áreas protegidas e os 160 km² de floresta pública não destinadas e os direitos dos povos indígenas e extrativistas.

Como mostrou a Folha, as comunidades indígenas da região reclamam que não foram consultadas sobre o empreendimento e a licença, além de não ter exigido estudo de impacto ambiental, também ignorou a possibilidade de o empreendimento gerar aumento no desmatamento.

A estrada era uma das prioridades do governo Bolsonaro, e seguiu assim durante o governo Lula (PT), que, inclusive, avançou em estudos dentro do Ministério dos Transportes para sua realização.

https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2024/09/veja-video-marina-diz-que-cobra-la-por-atraso-na-conclusao-da-br-319-e-caminho-facil.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.