De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai, Prevfogo e Instituto Centro de Vida promovem curso de formação de brigada comunitária na TI Tereza Cristina (MT)

12/09/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promove curso de formação de Brigada Comunitária Indígena para combate a incêndios florestais na Terra Indígena (TI) Tereza Cristina, em Mato Grosso. A ação vai até a próxima sexta-feira (13), com o objetivo de capacitar 15 indígenas do povo Bororo para ações de prevenção e combate ao fogo em terras indígenas. A formação da brigada fortalece a autonomia das comunidades indígenas, promovendo a valorização do conhecimento tradicional, aliado a técnicas modernas de combate a incêndios. Cinco aldeias com uma população estimada de 600 pessoas devem ser beneficiadas pela iniciativa.

A formação é realizada em parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e o Instituto Centro de Vida (ICV). O chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT) da Coordenação Regional da Funai em Cuiabá, Rodrigo Coimbra, explica a importância da formação da brigada.

"Em 2020, a TI Tereza Cristina foi atingida por um grande incêndio que consumiu cerca de 80% do território. Desde então, tem sido uma prioridade a realização de ações de prevenção de incêndios neste território. Neste ano, a partir de uma parceria com o ICV e o Prevfogo/Ibama, foi possível a formação da Brigada Voluntária Indígena, que contribuirá significativamente na prevenção e no combate de incêndios na terra indígena", celebrou.

A Brigada Indígena da TI Tereza Cristina desempenha um papel fundamental na proteção e preservação das comunidades, da integridade do território indígena e do meio ambiente. Os principais objetivos da brigada são capacitar os próprios indígenas para agir de forma eficiente no controle do fogo, proteger as áreas de floresta, roçados e aldeias e preservar os recursos naturais dos quais as comunidades dependem. Rodrigo Coimbra destaca ainda a contribuição da brigada para a preservação cultural.

"Por meio desse trabalho, a Brigada Indígena contribui não apenas para a segurança ambiental, mas também para o fortalecimento cultural e a soberania territorial, garantindo que as futuras gerações possam usufruir de um ambiente saudável e preservado", afirmou.

Brigadas

As brigadas comunitárias, que atuam de forma voluntária, são formadas via Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Funai e o Prevfogo/Ibama. Entre elas, destacam-se as brigadas formadas, exclusivamente, por mulheres indígenas, nas TIs Apinajé, Xerente, Governador e Krikati. Essa é uma das medidas adotadas pela Funai, em conjunto com os órgãos parceiros, no combate aos incêndios florestais.

Também por meio do ACT, é implementado o programa Brigadas Federais em Terras Indígenas (BRIFs-I). A parceria entre a Funai e o Prevfogo/Ibama viabiliza a formação e contratação de brigadistas, em sua maioria indígenas, para atuarem nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais nos territórios onde vivem. Com isso, atualmente, mais de 50% dos brigadistas do Prevfogo são indígenas, o que facilita o diálogo com as lideranças e o respeito às tradições e cultura de cada comunidade.

Com base no acordo, os povos indígenas são consultados se querem ou não a implementação do Programa de Brigadas Federais nos territórios. Depois, é feita a seleção, capacitação e contratação das brigadas pelo Ibama/Prevfogo com apoio das unidades descentralizadas da Funai. Todas as etapas são realizadas com diálogo e prévia autorização das comunidades indígenas, respeitando as tradições e cultura de cada povo. A contratação é realizada anualmente por um período de seis meses, por meio de editais publicados pelo Prevfogo.

Campanha de Combate

Diante da seca que atinge o país e agrava os incêndios florestais, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Funai lançaram a Campanha de Combate aos Incêndios em Terras Indígenas. O objetivo é orientar sobre medidas de prevenção em casos de incêndios florestais.

A campanha integrada também busca conscientizar as comunidades indígenas sobre práticas seguras de manejo do fogo durante o período de seca. A intenção é garantir que sejam adotadas medidas preventivas nas atividades de queima associadas às práticas tradicionais indígenas para o fogo não se alastrar. Isso porque a cultura do fogo faz parte dos sistemas produtivos indígenas, e o manejo tradicional é reconhecido internacionalmente.

Funai, Ibama, Polícia Federal e Força Nacional combatem incêndios criminosos na Terra Indígena Apyterewa, no Pará

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-prevfogo-e-instituto-centro-de-vida-promovem-curso-de-formacao-de-brigada-voluntaria-na-ti-tereza-cristina-mt
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.