De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

União se movimenta para ampliar cotas de indígenas e quilombolas no ingresso ao serviço público

20/09/2024

Autor: Gustavo Silva

Fonte: Extra - https://extra.globo.com



Principal alteração proposta é o aumento da porcentagem de vagas reservadas, que passará de 20% para 30%, incluindo também indígenas e quilombolas dentro desse novo percentual
O governo federal estuda a ampliação de cotas para indígenas e quilombolas no serviço público. E movimentações são feitas para que o Projeto de Lei 1958/21, aprovado no Senado, e agora está em análise na na Câmara dos Deputados, seja aprovado. Esse texto substitui a Lei de Cotas no Serviço Público, que perdeu a vigência em junho, mas foi mantida pelo Supremo Tribunal Federal até que o Congresso conclua a discussão sobre a nova legislação. A principal alteração proposta é o aumento da porcentagem de vagas reservadas, que passará de 20% para 30%, incluindo também indígenas e quilombolas dentro desse novo percentual. O PL é do senador Paulo Paim (PT-RS).
A importância de promover maior inclusão de indígenas e quilombolas no serviço público federal foi defendida pela diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Maria Aparecida Chagas. Ela participou, na Câmara dos Deputados, de uma audiência pública promovida pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, que analisa o PL 1958/21.

Maria Aparecida Chagas explicou que recentemente, foram aprovadas mais de 500 vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das quais 30% estão reservadas para indígenas.- O censo de 2022 revelou que há 1,7 milhão de indígenas no Brasil, representando 0,83% da população. No Poder Executivo federal, apenas 0,5% dos servidores se autodeclaram indígenas, o que representa apenas 2.500 pessoas em um total de mais de 500.000 servidores ativos. Isso demonstra o desafio de ampliar a representatividade e garantir que essas pessoas possam participar da construção do Estado - afirmou.

https://extra.globo.com/economia/servidor-publico/coluna/2024/09/uniao-se-movimenta-para-ampliar-cotas-de-indigenas-e-quilombolas-no-ingresso-ao-servico-publico.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.