De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Rios tiveram ano mais seco em três décadas em 2023 em todo o mundo, diz agência da ONU

07/10/2024

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com/



Rios tiveram ano mais seco em três décadas em 2023 em todo o mundo, diz agência da ONU
Aumento das temperaturas tem sido um fator que tornou o ciclo hidrológico "mais errático e imprevisível"

07/10/2024

Os rios do mundo registraram em 2023 o ano mais seco em mais de três décadas, à medida que a redução dos fluxos, em um ano que bateu recordes de calor, contribuiu para secas prolongadas em algumas regiões, informou nesta segunda-feira (7) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a agência meteorológica da ONU.

"A água é o canário na mina de carvão das mudanças climáticas", disse a secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, durante a apresentação do relatório. "Recebemos sinais de alerta na forma de chuvas, inundações e secas cada vez mais extremas, que têm um alto custo em vidas, ecossistemas e economias".

Segundo a secretária-geral, o aumento das temperaturas tem sido um fator que tornou o ciclo hidrológico "mais errático e imprevisível", de maneiras que podem resultar em "muita ou pouca água", na forma de inundações e secas.

A OMM também destacou que as geleiras que alimentam os rios em muitos países sofreram a maior perda de massa dos últimos cinquenta anos, alertando que o derretimento pode ameaçar, a longo prazo, a segurança hídrica de milhões de pessoas em todo o mundo.

Cerca de 3,6 bilhões de pessoas enfrentam acesso inadequado à água durante pelo menos um mês por ano, número que pode chegar a 5 bilhões de pessoas até 2050, segundo a agência meteorológica.

"Em 33 anos de dados, nunca tivemos uma área tão grande no mundo em condições tão secas", disse Stefan Uhlenbrook, diretor de hidrologia, água e criosfera da OMM, segundo a "Associated Press" (AP).

O mundo registrou em 2023 o ano mais quente já registrado, e o verão boreal deste ano também foi o mais quente já documentado, o que levanta o risco de um novo recorde anual em 2024. Embora os dados deste ano ainda não estejam disponíveis, Uhlenbrook afirmou que é "muito provável" que o verão extremamente quente no Hemisfério Norte leve a fluxos baixos este ano e que "em muitos lugares do mundo, esperamos mais escassez de água."

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/10/07/rios-tiveram-ano-mais-seco-em-tres-decadas-em-2023-em-todo-o-mundo-diz-agencia-da-onu.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.