De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Há mais de 20 dias, incêndio destrói a maior reserva indígena do MA

23/10/2024

Fonte: Jornal Nacional - https://g1.globo.com



A Reserva Alto Turiaçu tem mais de 530 mil hectares. É um dos últimos retalhos de Floresta Amazônica no estado.

Há mais de 20 dias, um incêndio está destruindo a maior reserva indígena do Maranhão.

O fogo destruiu 25 mil hectares de floresta, segundo o corpo de bombeiros do Maranhão. Árvores centenárias tombam ao terem o tronco queimado.

A Reserva Alto Turiaçu tem mais de 530 mil hectares. É um dos últimos retalhos de Floresta Amazônica no estado. Um território que abriga duas etnias. São aproximadamente 4 mil indígenas ka´apor e 60 awá-guajá.

Parte dos awá-gaujá vive isolada na floresta. Lá também vivem espécies raras de animais. A ararajuba está ameaçada de extinção. Só existe nesta parte do Maranhão e em outra reserva no Pará. Os focos de incêndio estão espalhados pela reserva.

"É através também de não indígena que eh caça né? Muita história e toca o fogo, dessa forma o fogo surgiu também", diz Acadjurixã ka´apor, líder dos Guardiões da Floresta.

Cerca de 30 homens se revezam no enfrentamento às chamas - bombeiros, funcionários do Ibama e indígenas. As equipe precisam economizar água, a fonte mais próxima fica a 15 km. Para agilizar o trabalho, os combatentes não estão voltando para aldeia nem para comer e dormir. Estão acampados no meio da mata.

"A previsão é que o combate completo seja em torno de três ou quatro dias sendo o último dia para monitoramento aqui da dos focos", afirma o tenente Willian Castro.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/10/23/ha-mais-de-20-dias-incendio-destroi-a-maior-reserva-indigena-do-ma.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.