De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comissão Fundiária da 3ª Região visita fazenda alvo de conflito em Juti/MS

23/10/2024

Fonte: TRF-3 - https://web.trf3.jus.br



Imóvel em Mato Grosso do Sul é parcialmente ocupado por indígenas

A Comissão Regional de Soluções Fundiárias da Justiça Federal da 3ª Região realizou visita técnica à fazenda Brasília do Sul, no município de Juti/MS, no dia 16 de outubro. O desembargador federal Marcelo Vieira, coordenador da Comissão, e a juíza federal Dinamene Nascimento Nunes visitaram o imóvel, que é objeto de disputa entre os proprietários e uma comunidade indígena que ocupa parte da terra, tendo em vista processo demarcatório, ainda em fase preliminar.

Em seguida, houve uma reunião com o prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz, e outras autoridades na sede da Prefeitura.

Em 1999, 60 indígenas instalaram barracos e constituíram uma aldeia em 96 dos 9.345 hectares da fazenda. Posteriormente, um acordo autorizou a utilização de 1.581 hectares pelas aldeias Tai Kué e Taquara. Atualmente, o impasse gira em torno do avanço da ocupação para 11 hectares próximos à sede do imóvel rural, que estariam fora dos limites autorizados.

Segundo o desembargador federal Marcelo Vieira, "a visita ganhou novo patamar ao alcançar um ambiente onde todos os partícipes concordaram com nova medição da área ocupada pelos indígenas, objeto do acordo, que é temporário".

O desembargador federal Marcelo Vieira e a juíza federal Dinamene Nunes ouviram os indígenas durante visita à fazenda Brasília do Sul

Os donos da fazenda pleitearam judicialmente a reintegração de posse. O processo está sobrestado até o julgamento definitivo do Supremo Tribunal Federal sobre o Tema no 1.031, relativo ao chamado marco temporal de terras indígenas.

Em julho de 2024, a 1ª Vara Federal de Naviraí/MS encaminhou os autos à Comissão Regional de Soluções Fundiárias, tendo em vista se tratar de "demanda complexa que exige solução articulada pelos diversos sujeitos processuais presentes no feito", conforme a decisão.

Em nome da Comissão, a juíza federal Dinamene Nunes tem realizado reuniões com as partes envolvidas para tentar a pacificação do conflito.

No dia 4 de setembro, a magistrada conversou com representantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério Público Federal, da Advocacia Geral da União e da Defensoria Pública da União. No dia 9 de setembro, ela se reuniu com os proprietários e seus advogados.

Além do desembargador federal Marcelo Vieira e da juíza federal Dinamene Nascimento Nunes, participaram da visita técnica na fazenda: Elaine A. Jorge Feniar Helito, servidora do TRF3; Guilherme Felipe Breetz Rodovalho, agente da Polícia Judicial de Dourados; Maite Guedes, representante do Ministério dos Povos Indígenas; Bruno Pimenta Dias, José Vitor Dalla Nora e Moacir de Andrade, da Funai; Carlos Alexandre Barros Tribiliano, da Funai Dourados; Teodora de Souza, coordenadora Regional da Funai em Dourados; Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes, do Ministério Público Federal; os advogados Jonas Ricardo Correia e Fabiana Fuzaro Nasser e o administrador da fazenda Brasília do Sul, Ramon Aparecido Evangelista Cristaldo.

A reunião com o prefeito contou com a presença das seguintes autoridades: desembargador federal Marcelo Vieira; juíza federal Dinamene Nascimento Nunes; Elaine A. Jorge Feniar Helito, servidora do TRF3; Guilherme Felipe Breetz Rodovalho, agente da Polícia Judicial de Dourados; Maite Guedes, do Ministério dos Povos Indígenas; José Vitor Dalla Nora, da Funai; Carlos Alexandre Barros Tribiliano, da Funai Dourados; Teodora de Souza, coordenadora Regional de Dourados; Luiz Eduardo Camargo Outeiro Hernandes, do MPF; os advogados Jonas Ricardo Correia e Fabiana Fuzaro Nasser; e Ramon Aparecido Evangelista Cristaldo, administrador fazenda Brasília do Sul.

Reintegração de posse 0001074-43.1999.4.03.6002

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

https://web.trf3.jus.br/noticias-sjms/Noticiar/ExibirNoticia/802-comissao-fundiaria-da-3-regiao-visita-fazenda-alvo
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.