De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

O que é 'corrupção verde', tema em pauta no grupo empresarial vinculado ao G20

25/10/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



O que é 'corrupção verde', tema em pauta no grupo empresarial vinculado ao G20
Durante evento evento em São Paulo, Fórum anunciou nova plataforma vinculada a combater práticas ilícitas

Ana Flávia Pilar

25/10/2024

O Business 20 (B20), fórum empresarial vinculado ao G20, vem chamando atenção em eventos recentes sobre a importância de se discutir a "corrupção verde". Apesar de parecer um termo novo e abstrato, o diretor de gerenciamento de projetos do GT de Integridade e Compliance do B20 e diretor de Compliance da BRF, Reynaldo Goto, diz que esse é um conceito simples, que trata das diversas maneiras de burlar as regulamentações ambientais, como pagamento de propinas para obter licenciamento e documentos para exportação, no caso de produtores sem compromisso com a sustentabilidade.

Para os empresários, combater essa prática ajudaria a enfraquecer o financiamento e a cadeia criminosa associada a atividades ilegais como desmatamento e mineração ilegal.

- É inegável que a gente tenha problemas relacionados à mineração ilegal, por exemplo, na Amazônia. Obviamente, tanto a mineração ilegal quanto o desmatamento ilegal impactam o no meio ambiente, mas essas práticas estão cercadas de uma série de pequenas corrupções ou pequenos mecanismos de corrupção. Há um problema de pagamento de propina, por exemplo, para o licenciamento, para (obter) documentação para exportação e problemas relacionados a violações de direitos humanos.

Goto defende a cooperação entre diversos setores para resolver esse problema, que vai desde descobrir quem está desmatando até detectar todos os demais envolvidos na cadeia criminosa.

- Não só estrangular esses negócios [...] Temos que ver os mercados para onde esse produto vai e também dar um caminho para as pessoas que atualmente trabalham com isso, muitas vezes sem condições mínimas, sem geração de renda que lhe permita tomar decisões mais assertivas quanto à preservação do meio ambiente.

Durante o B20 Summit Brasil em São Paulo, o grupo empresarial lançou o B20 Collective Action Hub, um hub dedicado a ações coletivas anticorrupção, que reúne governos, empresas e sociedade civil. A proposta é combater a corrupção, aumentar a transparência e promover práticas empresariais éticas.

De acordo com o B20, essa iniciativa está alinhada com o entendimento das Nações Unidas, que avaliam a corrupção como "um dos maiores obstáculos" ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

Transparência
Como essas atividades estão ligadas a negócios ilegais, faltam dados sobre sua dimensão, o que, segundo Goto, é o maior desafio. Alex Borges, sócio de Risco e Advisory da Deloitte Brasil, afirma que alguns números começam a surgir, ajudando a dar maior publicidade ao problema

O engajamento da sociedade civil e a compreensão de que a economia precisa evoluir rumo a uma maior sustentabilidade, atraindo mais capital, transformação e empregos, têm colocado temas como a corrupção ambiental em pauta.

- É preciso dar transparência, para que as pessoas possam perguntar da onde vem. Em alguns casos, em uma parte desses crimes ambientais, as pessoas acham que é o caminho mais fácil e econômico, e não necessariamente há equilíbrio financeiro.

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/25/o-que-e-corrupcao-verde-tema-em-pauta-entre-grupo-empresarial-vinculado-ao-g20.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.