De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Anielle Franco participa de encontro global de mulheres pela justiça climática

24/09/2024

Fonte: Agencia Gov - https://agenciagov.ebc.com.br



Depois de acompanhar o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nesta terça-feira (24), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou do encontro Projeto Dandelion, uma campanha global liderada por mulheres pela justiça climática.

Organizado pela The Elders e Connected Women Leaders, o evento convoca mulheres a se unirem por um clima seguro no mundo. Anielle Franco esteve ao lado de lideranças da sociedade civil e da deputada federal Célia Xakriabá nos debates sobre iniciativas de valorização dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no cuidado e preservação dos territórios e do meio ambiente.

"Estamos muito conectadas com a mensagem que o presidente Lula trouxe na abertura da Assembleia Geral, não é mais admissível pensar em soluções para as florestas tropicais sem ouvir povos indígenas e todos os que vivem nela e preservam a nossa terra", ressaltou a ministra.

O governo brasileiro apresentou para a comunidade internacional representada por 193 países-membros da organização, propostas de combate à fome e à miséria, justiça climática e transição energética e reforma da governança mundial como temas prioritários da atual gestão.

Mais cedo, na sede da ONU, a ministra Anielle Franco destacou o trabalho que o governo brasileiro vem desenvolvendo de pautar e de inserir permanentemente as questões étnico-raciais nos debates sobre crescimento econômico, desenvolvimento social e gestão ambiental. "Precisamos avançar em favor da democracia, da aliança contra a fome, pobreza e o enfrentamento das desigualdades de gênero e étnico-raciais com o novo ODS 18. Atuar na condução da paz é uma urgência para o Brasil e deve ser para o mundo", ressalta.

À noite, a ministra estará no evento The World to be Imagined: Reparative Futures and Afro-Diplomacy - onde participará do debate de alto nível com o presidente da Open Society Foundations (OSF), Alex Soros; primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Everard Gonsalves; presidente de Gana, Nana Akufo-Addo; primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley e vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell.

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202409/anielle-franco-participa-de-encontro-global-de-mulheres-pela-justica-climatica
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.