De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai participa de assembleia de caciques e professores Ticuna do Alto Solimões (AM)

07/02/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou da Assembleia Geral de Caciques das Terras Indígenas Eware I, Eware II e Feijoal. O evento foi realizado no período de 27 a 30 de janeiro na comunidade indígena Ticuna, Belém do Solimões, no município de Tabatinga (AM), com o apoio da Coordenação de Gênero, Assuntos Geracionais e Participação Social (Cogen), vinculada à Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) da Funai. No encontro, foram tratadas questões relacionadas à vulnerabilidade social, ambiental e territorial das comunidades.

Também houve participação da Funai na Assembleia Geral da Organização Geral de Professores Ticuna Bilíngue (OGPTB). No evento, foram realizadas avaliações sobre a política de educação escolar indígena nas comunidades e ocorreu eleição de representantes da organização.

Como articuladora da política indigenista, a Funai participou ainda de reunião interinstitucional, no Amazonas, para debater as perspectivas de ações para 2025 e os altos índices de vulnerabilidades e riscos vivenciados pelos povos indígenas nas Terras Indígenas localizadas na faixa de fronteira entre Brasil-Peru-Colômbia.

A reunião interinstitucional de formato híbrido, contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro; da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); do Ministério dos Povos Indígenas (MPI); da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, da Prefeitura de Tabatinga; da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lideranças indígenas.

Pela Funai, participaram a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; Igor Sousa, da Ouvidoria da Funai; e representantes da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) e da Coordenação Regional (CR) do Alto Solimões. No evento, os dirigentes da Funai apresentaram os desafios enfrentados na execução da política indigenista e propuseram ações prioritárias para o exercício de 2025.

Mislene Metchacuna destacou a importância da colaboração entre os órgãos presentes na reunião e a sociedade civil para o enfrentamento às constantes ameaças que vem se intensificando e impedindo o pleno usufruto exclusivo dos territórios por parte dos povos indígenas.

"As reuniões e as trocas de informações são extremamente importantes para o nosso processo de planejamento, mas, sobretudo, para ações concretas esperadas há tempos pelos povos indígenas. O Estado brasileiro precisa marcar presença onde o crime organizado, o narcotráfico, os invasores estão tomando de conta. Os povos indígenas aguardam por uma atuação conjunta de proteção de suas vidas e seus territórios", frisou a diretora.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-participa-de-assembleia-de-caciques-e-professores-ticuna-do-alto-solimoes-am
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.