De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Guarani de Paraty Mirim é apresentado ao ICMBio

15/04/2025

Fonte: ICMbio - https://www.gov.br/icmbio



Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena Guarani de Paraty Mirim é apresentado ao ICMBio
O PGTA complementará o plano de manejo da APA Cairuçu


Em reunião realizada no dia 10 de abril, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília, foi apresentado o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena Guarani de Parati Mirim - Nhamõbaraetê Tembiapó Opava'e rãe'yn Tekoa Itaxi Mirim. A Terra Indígena possui sobreposição com a APA de Cairuçu, no litoral sul-fluminense.

O documento representa um marco significativo para a gestão territorial compartilhada e foi desenvolvido a partir das necessidades e visões do povo Guarani, respeitando sua ancestralidade, práticas tradicionais, língua e, principalmente, suas formas de pensar, agir e se relacionar com a natureza e com o mundo espiritual.

O PGTA complementará o plano de manejo da Unidade de Conservação, incorporando ações de cunho ambiental, fortalecendo a gestão compartilhada, conforme previsto na Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena - PNGATI.

Fruto de um projeto com recursos captados pelo ICMBio e concebido no âmbito do Conselho Gestor da APA Cairuçu, o PGTA constitui instrumento associado ao Protocolo de Consulta Prévia da Terra Indígena de Parati Mirim, que também foi elaborado com apoio da equipe da UC e apoio da UFRJ.

Durante o encontro, o cacique Pedro Karaí expressou gratidão aos representantes do Instituto Chico Mendes, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) presentes na ocasião. Em sua fala, ressaltou o desejo da comunidade pela continuidade das parcerias e "que Nhanderu (divindade suprema na cosmologia Guarani) inspire os parceiros a honrarem seus compromissos com ações concretas".

O PGTA representa um passo importante na construção de uma gestão territorial que integra conhecimentos tradicionais e políticas públicas de conservação ambiental, reafirmando o papel fundamental dos povos indígenas na proteção da biodiversidade brasileira.

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/plano-de-gestao-territorial-e-ambiental-da-terra-indigena-guarani-de-paraty-mirim-e-apresentado-ao-icmbio
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.