De Pueblos Indígenas en Brasil
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Noticias
Funai e IFAM promovem formação de professores indígenas Yanomami para valorizar educação intercultural, no Amazonas
08/07/2025
Fonte: Funai - https://www.gov.br
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) deram início, no dia 25 de junho, ao curso de "Formação Pedagógica Continuada através da Pedagogia da Alternância", voltado a professores indígenas do povo Yanomami, no Amazonas. O curso, que vai até o dia 5 de julho, é uma ação de extensão por meio do Projeto Horonamī, viabilizado pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Funai e o IFAM - Campus São Gabriel da Cachoeira. A Coordenação de Processos Educativos (Cope) da Funai acompanha a execução do TED.
A iniciativa é uma das ações do Governo Federal para o atendimento da população indígena que vive na Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada entre os estados do Amazonas e Roraima. A ação busca valorizar a educação intercultural e a formação de educadores indígenas em seus próprios territórios. E, também, reafirma o papel da extensão como ponte entre saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais.
O curso foi elaborado a partir de demandas dos professores indígenas da comunidade de Maturacá. Entre os desafios apontados no dia a dia escolar destacam-se a elaboração de planos de aula que integrem saberes tradicionais e acadêmicos, a aplicação de estratégias avaliativas coerentes com a realidade sociocultural indígena e o desenvolvimento de metodologias ativas que promovam o interesse, o engajamento dos estudantes e o fortalecimento da identidade cultural Yanomami.
Essa construção participativa visa assegurar que a formação reflita as realidades e especificidades culturais, linguísticas e sociais das comunidades Yanomami, valorizando o protagonismo dos professores e o fortalecimento da autonomia pedagógica em contexto cultural próprio.
As atividades acontecem no xapono (moradia comunitária) de Ariabu, nas instalações da Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição, às margens do Rio Maturacá, na Terra Indígena Yanomami, no Amazonas. A Coordenação Regional da Funai no Rio Negro (CR-RNG) auxiliou no apoio logístico de transporte dos monitores do curso.
Pedagogia da Alternância
A metodologia da formação é baseada na Pedagogia da Alternância, integrando os saberes tradicionais ao currículo escolar para fortalecer a identidade cultural e desenvolver práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas que atendam às especificidades das comunidades envolvidas. Participam do curso, 60 professores indígenas que atuam nos diversos níveis do ensino básico na Terra Indígena Yanomami, lotados nas comunidades de Araibu, Maturacá, Nazaré e Inambu.
Essa metodologia se fundamenta no princípio da alternância entre períodos de formação teórica e prática, possibilitando aos professores integrar os conhecimentos adquiridos ao cotidiano escolar e comunitário, promovendo uma troca constante entre saberes locais e acadêmicos. Desta forma, busca-se construir um ambiente educativo que respeite as especificidades culturais, fomente o diálogo intercultural e reforce os valores de bem-viver e sustentabilidade, essenciais para a autonomia sociopolítica do povo Yanomami.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-ifam-promovem-formacao-de-professores-indigenas-yanomami-para-valorizar-educacao-intercultural-no-amazonas
A iniciativa é uma das ações do Governo Federal para o atendimento da população indígena que vive na Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada entre os estados do Amazonas e Roraima. A ação busca valorizar a educação intercultural e a formação de educadores indígenas em seus próprios territórios. E, também, reafirma o papel da extensão como ponte entre saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais.
O curso foi elaborado a partir de demandas dos professores indígenas da comunidade de Maturacá. Entre os desafios apontados no dia a dia escolar destacam-se a elaboração de planos de aula que integrem saberes tradicionais e acadêmicos, a aplicação de estratégias avaliativas coerentes com a realidade sociocultural indígena e o desenvolvimento de metodologias ativas que promovam o interesse, o engajamento dos estudantes e o fortalecimento da identidade cultural Yanomami.
Essa construção participativa visa assegurar que a formação reflita as realidades e especificidades culturais, linguísticas e sociais das comunidades Yanomami, valorizando o protagonismo dos professores e o fortalecimento da autonomia pedagógica em contexto cultural próprio.
As atividades acontecem no xapono (moradia comunitária) de Ariabu, nas instalações da Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição, às margens do Rio Maturacá, na Terra Indígena Yanomami, no Amazonas. A Coordenação Regional da Funai no Rio Negro (CR-RNG) auxiliou no apoio logístico de transporte dos monitores do curso.
Pedagogia da Alternância
A metodologia da formação é baseada na Pedagogia da Alternância, integrando os saberes tradicionais ao currículo escolar para fortalecer a identidade cultural e desenvolver práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas que atendam às especificidades das comunidades envolvidas. Participam do curso, 60 professores indígenas que atuam nos diversos níveis do ensino básico na Terra Indígena Yanomami, lotados nas comunidades de Araibu, Maturacá, Nazaré e Inambu.
Essa metodologia se fundamenta no princípio da alternância entre períodos de formação teórica e prática, possibilitando aos professores integrar os conhecimentos adquiridos ao cotidiano escolar e comunitário, promovendo uma troca constante entre saberes locais e acadêmicos. Desta forma, busca-se construir um ambiente educativo que respeite as especificidades culturais, fomente o diálogo intercultural e reforce os valores de bem-viver e sustentabilidade, essenciais para a autonomia sociopolítica do povo Yanomami.
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-ifam-promovem-formacao-de-professores-indigenas-yanomami-para-valorizar-educacao-intercultural-no-amazonas
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