De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Vendedor de ouro é encontrado morto em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé em MT

12/06/2025

Fonte: g1 - https://g1.globo.com/



Vendedor de ouro é encontrado morto em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé em MT
Corpo foi encontrado em uma área que, segundo a polícia, é frequentemente utilizada para desova de vítimas de homicídio na região de garimpo.

Um homem identificado como Júnior Rodrigues Machado, de 36 anos, foi encontrado morto na região de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, nessa quarta-feira (11).

Moradores da região relataram à Polícia Civil que Júnior atuava como vendedor de ouro no local.

O corpo da vítima foi encontrado nas proximidades da ponte sobre o rio Sararé, em uma área que, segundo a polícia, é frequentemente utilizada para desova de vítimas de homicídio na região de garimpo.

O local foi periciado e a Polícia Civil investiga o crime para tentar localizar os autores do crime e a motivação.

TI com maiores ocorrências de garimpo no Brasil

Nos últimos anos, a Terra Indígena Sararé tem sido alvo de uma intensificação das atividades garimpeiras, que ameaçam não apenas a integridade do meio ambiente, mas também a saúde e os modos de vida das comunidades indígenas locais.

Dados do Governo Federal apontam que o território ocupa o primeiro lugar no ranking de alertas de garimpo ilegal entre todas as terras indígenas do país. Estima-se que cerca de 5 mil garimpeiros atuam na região.

Na região, a Polícia Federal realizou diversas operações para desativação de garimpo ilegal. A primeira foi em maio de 2020, quando policiais desocuparam um garimpo ilegal de ouro na região. Porém, após a saída das equipes, os garimpeiros invadiram o local novamente.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/06/12/vendedor-de-ouro-e-encontrado-morto-em-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-sarare-em-mt.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.