De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

STF conclui análise de alterações na Lei do Marco Temporal

17/06/2025

Autor: Maiara Marinho

Fonte: Correio Braziliense - https://www.correiobraziliense.com.br/



STF conclui análise de alterações na Lei do Marco Temporal
Uma nova audiência foi marcada para a apresentação de um Plano Transitório de Regularização das Terras Indígenas pela União

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu no fim da tarde de segunda-feira (16/6) a análise das propostas que visam alterar a Lei do Marco Temporal (14.701/2023). Com isso, o anteprojeto de lei precisa ser aprovado pelo ministro relator, Gilmar Mendes, e homologado pelo Supremo. Posteriormente, será encaminhado para votação no Congresso Nacional.

Também foi agendada uma audiência para a próxima segunda-feira (23), às 14h, a pedido da União - uma das partes envolvidas no tema - para a apresentação de um Plano Transitório de Regularização das Terras Indígenas.

Durante a audiência de conciliação de ontem, o ministro relator apresentou uma sugestão para pagamento das indenizações aos proprietários de terra em razão da demarcação de terras indígenas, "conforme definido pelo Plenário no julgamento que declarou inconstitucional a tese do Marco Temporal", explicou a Corte.

A proposta do ministro Gilmar envolve o pagamento das indenizações por meio de precatórios, sem interferência no arcabouço fiscal. A sugestão, no entanto, ainda não foi aprovada. Os integrantes da Comissão de Conciliação poderão, posteriormente, dar encaminhamentos a partir dela.

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2025/06/7175965-stf-conclui-analise-de-alteracoes-na-lei-do-marco-temporal.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.