De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF recomenda à Funai dar visibilidade aos limites da Terra Indígena Sagarana, em Rondônia

13/08/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Coordenação-Geral de Geoprocessamento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que adote providências imediatas para reforçar e tornar visíveis os limites geográficos da Terra Indígena Sagarana, localizada no município de Guajará-Mirim (RO). O objetivo é prevenir conflitos fundiários entre os moradores da aldeia e as comunidades não indígenas, bem como preservar os recursos ambientais da área.

A recomendação tem como base procedimentos administrativos instaurados para apurar conflitos territoriais e ambientais envolvendo a Terra Indígena Sagarana e seu entorno, especialmente na divisa com o Distrito de Surpresa (RO). O MPF identificou, entre outros fatores, a instalação de cercas em áreas que se sobrepõem ao território indígena, o que acirrou a tensão entre comunidades locais.

Segundo o documento, a aviventação (reforço e visibilidade) dos marcos e divisas pode evitar agravamento de disputas e é imprescindível para garantir os direitos territoriais dos povos indígenas. Tais direitos são reconhecidos pela Constituição Federal, pela Convenção 169 da OIT e pela jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A Funai tem 20 dias para informar se acatará ou não a recomendação, e, em caso positivo, 90 dias para adotar as medidas ou justificar eventual não cumprimento. O MPF advertiu que a omissão poderá ensejar a adoção de medidas judiciais cabíveis para assegurar os direitos dos povos indígenas e evitar a degradação ambiental do território tradicional.

Caso a fundação não disponha de meios próprios para executar a medida, o MPF sugere, como alternativa, que a Funai adote atos internos para a celebração de convênios ou acordos de cooperação técnica com instituições públicas, como os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, o estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e/ou o Exército Brasileiro.

Sagarana - A Terra Indígena Sagarana foi demarcada por decreto federal em 1996, mas enfrenta pressões externas e disputas de uso da terra. A medida recomendada visa também dar resposta institucional a um histórico de animosidade entre moradores da aldeia e comunidades não indígenas da região.

https://www.mpf.mp.br/ro/sala-de-imprensa/noticias-ro/mpf-recomenda-a-funai-dar-visibilidade-aos-limites-da-terra-indigena-sagarana-em-rondonia
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.