De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai e UFSB fortalecem políticas afirmativas em cooperação voltada a processos seletivos simplificados

21/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, nesta quarta-feira (21/08), na sede do órgão, em Brasília, um diálogo para assinatura de parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o objetivo de fortalecer políticas afirmativas em processos seletivos simplificados da autarquia indigenista.

Funai lança processo seletivo para agentes e especialistas em proteção territorial

Funai abre seleção com mais de mil vagas temporárias para proteção de indígenas isolados e de recente contato

A parceria busca apoiar a constituição e a gestão das bancas de confirmação complementar à autodeclaração das ações afirmativas em 13 editais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Funai, que ofertam 1.938 vagas para atuação na sede da Funai e unidades descentralizadas. O processo atende às decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) nas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 991, 709 e 760, e contempla vagas para a proteção territorial, monitoramento das Terras Indígenas (TIs) e promoção dos direitos de povos indígenas isolados e de recente contato.

Fortalecimento institucional e políticas afirmativas
Para a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a cooperação com a UFSB amplia a legitimidade do processo. "Essa parceria vai fortalecer a Funai, porque o PSS é fundamental para dar total suporte às nossas unidades descentralizadas. A Federal do Sul da Bahia tem uma trajetória relevante nas ações afirmativas e em inovações nessa área de políticas públicas". Ela reforçou ainda que o diálogo marca o início da primeira parceria e destacou a importância de ampliar iniciativas semelhantes.

Na avaliação da reitora da UFSB, professora Joana Angélica, a universidade desempenha papel histórico nas políticas de inclusão. "A nossa instituição sempre priorizou os territórios dos povos indígenas e quilombolas desde a sua constituição. Somos uma universidade jovem, porém com perfil de inovação imensa, sobretudo com a criação de colégios universitários que atendam populações historicamente marginalizadas", disse. Criada em 2013, a UFSB foi concebida com a participação de comunidades tradicionais da região e hoje mantém forte vínculo com os povos indígenas do sul da Bahia.

Política indigenista ampliada
A diretora de Proteção Territorial da Funai, Janete Carvalho, também ressaltou a relevância da iniciativa. "Precisamos fortalecer o procedimento de verificação documental complementar das ações afirmativas em todas as instituições públicas. Será a primeira vez que vamos aplicar a nova lei de cotas", disse. Ao apresentar o mapa das terras indígenas no Brasil, ela acrescentou: "Vocês vão fazer parte do fortalecimento da política indigenista e da proteção das terras indígenas, que é tão relevante dentro da nossa atuação".

Criada em 2013, a UFSB se consolidou como a primeira instituição de ensino superior federal no Sul e extremo Sul da Bahia, região com mais de 1,5 milhão de habitantes e marcada pela presença indígena e quilombola. A instituição oferece atualmente 57 cursos de graduação, 06 especializações, 11 programas de pós-graduação entre mestrados e doutorados, e mantém iniciativas pioneiras em educação inclusiva e territorializada.

Durante o encontro, a presidenta da Funai, Joênia Wapichana, enfatizou a necessidade de que a política indigenista seja assumida de forma ampliada pelo Estado brasileiro. "A política indigenista não é exclusiva da Funai, mas do Estado, com todas suas autarquias, órgãos e fundações, por meio de uma política indigenista ampliada", concluiu.

Além da presidenta da Funai, da reitora da UFSB e da diretora de Proteção Territorial, a reunião contou também com a presença do pró-reitor de Ações Afirmativas da universidade, Sandro Ferreira; da coordenadora de Gabinete da DPT, Hermísia Pedrosa; e do antropólogo João Quaresma.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-ufsb-fortalecem-politicas-afirmativas-em-cooperacao-voltada-a-processos-seletivos-simplificados
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.