De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Oficinas de educação ambiental levam temas sobre clima e biodiversidade a povos indígenas de Roraima

17/07/2025

Fonte: Ibama - https://www.gov.br/ibama/pt-br/



Oficinas de educação ambiental levam temas sobre clima e biodiversidade a povos indígenas de Roraima
Iniciativa do Ibama e parceiros alcançou mais de 230 participantes de oito Terras Indígenas do estado

Boa Vista/RR (17/07/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza, em comunidades indígenas de Roraima, oficinas de educação ambiental com foco nas mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade. A ação é promovida pela Equipe de Educação Ambiental (EEA) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama/RR.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e das Secretarias Municipais do Meio Ambiente de Boa Vista, Cantá, Pacaraima e Amajari.

Nesta primeira etapa, participaram 233 indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Sapará, das Terras Indígenas Serra da Moça, Truaru da Cabeceira, Malacacheta, Manoá Pium, Jabuti, Raposa, São Marcos e Aningal.

Durante as oficinas, os temas abordados incluíram a proteção da floresta, o uso do fogo e a destinação correta dos resíduos sólidos. Também foram discutidos os impactos das mudanças climáticas e dos gases de efeito estufa (GEE), como o metano, liberado durante a queima de lixo doméstico.

"As Terras Indígenas são áreas de alta biodiversidade, fundamentais para a conservação da floresta, fauna e ecossistemas. Por isso é essencial preparar as comunidades para os eventos extremos causados pelas mudanças climáticas", explicou a educadora ambiental do Ibama, Airlene Carvalho.

Além de conteúdos teóricos, os participantes realizaram atividades práticas e lúdicas, como a identificação dos tipos de lixo presentes nas comunidades e a busca por soluções sustentáveis. Entre os principais desafios relatados está a ausência de coleta regular de resíduos, o que leva ao descarte inadequado, por meio de queima ou enterramento.

Segundo o vice-tuxaua Andelino Marcos, da etnia Macuxi, as propostas surgidas nas oficinas serão levadas à assembleia geral dos povos indígenas. "Queremos criar projetos e buscar parcerias para melhorar a nossa comunidade", afirmou.

Outro ponto forte da programação foi o manejo do fogo. Os indígenas participaram de debates sobre queima prescrita e controlada, e receberam orientações sobre como se comunicar com as brigadas em casos de incêndio. A coordenadora da Defesa Civil de Amajari, Francisca das Chagas Soares, destacou a importância da capacitação: "Esse tipo de aprendizado é essencial para que as brigadas atuem de forma mais eficaz".

A oficina também reforçou o protagonismo das lideranças indígenas, como destacou a técnica ambiental do Prevfogo-RR, Marlene Pinho. "Foi uma preparação de multiplicadores para orientarem suas comunidades na adoção de práticas sustentáveis e de conservação ambiental."

Para o superintendente do Ibama em Roraima, Diego Milleo Bueno, a continuidade das oficinas é fundamental. "Nosso objetivo é apoiar a implementação das propostas apresentadas pelos próprios indígenas, promovendo a preservação dos recursos naturais com respeito à cultura e à autonomia das comunidades."

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2025/oficinas-de-educacao-ambiental-levam-temas-sobre-clima-e-biodiversidade-a-povos-indigenas-de-roraima
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.