De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai realiza II Encontro Regional para aprimorar política indigenista no Sul e nos estados do RJ e SP

30/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Ao som de cantos tradicionais do coletivo Aporã Eté, do povo Guarani Nhandewa, teve início nesta terça-feira (30), o II Encontro Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - Região Sul, RJ e SP. O evento, que segue até quinta-feira (2), tem como objetivo reunir propostas para o aprimoramento das atividades realizadas pelas Coordenações Regionais (CRs) e Unidades Técnicas Locais (UTLs) que atuam no Sul do país e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O encontro acontece no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Curitiba (PR), e conta com a participação dos dirigentes da sede da Funai de Brasília. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, participou da cerimônia de abertura e deve permanecer nos três dias de evento com equipes técnicas da sede. Ela falou sobre a importância de momentos como esse para fortalecer ainda mais a atuação da autarquia indigenista, por meio de suas unidades locais e regionais.

"Nós vivemos um processo de fortalecimento da Funai. Esse é um processo que vem desde 2023, a partir dessa gestão indígena e que nós temos considerado como prioridade. Porque uma demarcação não é simplesmente um ato administrativo onde se assina um papel. Por trás deste ato, tem pessoas que atuam com responsabilidade e com conhecimentos técnicos. Então, a gente tem que fortalecer essa atuação. Por isso que essa gestão teve o maior cuidado de fazer com que as coordenações regionais tivessem esse contato direto com quem toma as decisões em Brasília para receberem as orientações técnicas necessárias", enfatizou Joenia.

Diálogo
O coordenador regional da Funai em Guarapuava, Sauri Pafej, indígena do povo Kaingang e anfitrião do evento, saudou os participantes e destacou a importância da iniciativa para qualificar o atendimento aos povos indígenas. "Estamos aqui para tornar a Funai cada vez mais forte. Isso é muito importante. A gente está sempre alinhado, independente das regiões do Brasil, para fortalecer o atendimento aos nossos parentes em todo o país. E aqui no Paraná não é diferente. Fazemos um trabalho de articulação com diversas instituições do estado e dos municípios", afirmou.

Desde 2023, a Funai vem promovendo encontros nacionais com todas as suas coordenações regionais e Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs), unidades especializadas na promoção dos direitos indígenas isolados e de recente contato.

A partir de 2025, a Fundação passou a realizar encontros em formato regionalizado com a participação de suas UTLs, atendendo a uma demanda apresentada pelos coordenadores regionais durante as programações nacionais. O objetivo é fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre as unidades locais e regionais.

O primeiro encontro regional foi realizado em João Pessoa (PB), reunindo servidores da Região Nordeste e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Na ocasião, as CRs e UTLs apresentaram suas principais atividades, bem como os desafios enfrentados no atendimento e na promoção dos direitos dos povos indígenas. Em Curitiba, os coordenadores regionais e chefes de UTLs também poderão apresentar suas atividades e tirar dúvidas com a alta gestão da autarquia indigenista.

Uma das participantes é a chefe da UTL Cacique Doble, vinculada à CR de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Rejane Carvalho, indígena do povo Kaingang. Ela falou de suas expectativas com os três dias de programação. "Com a reestruturação da Funai, a gente vem cada vez mais trazendo esses conhecimentos de dentro das comunidades. Então, é um momento ímpar e memorável para que a gente consiga cada vez mais dialogar, partilhar e ter esperança para dentro das nossas comunidades e, sem dúvida, fazer o melhor pelos nossos parentes", destacou.

João Batista Ozelame, da UTL Palhoça, vinculada à CR Litoral Sul, em Santa Catarina, tem mais de 47 anos de atividades na Funai. Para ele, encontros como esse lhe permitem partilhar com os colegas os anos de experiência com os povos indígenas. "A Funai é um eterno aprendizado. Todo dia a gente está aprendendo e a instituição precisa se renovar para que essa modernização chegue até as comunidades indígenas", salientou.

Fortalecimento da política indigenista
Larissa Martins, coordenadora de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), representou a ministra Sonia Guajajara no evento. Na ocasião, ela registrou a importância desse tipo de iniciativa para fortalecer o diálogo com quem atua nas unidades locais e regionais. "Fico muito feliz da presidenta Joenia e toda a equipe da Funai retomarem esse tipo de atitude porque é muito importante para o desenvolvimento da política indigenista e, principalmente, nesse momento que a Funai está se reestruturando", ressaltou.

Presente na cerimônia de abertura, a deputada federal Carol Dartora (PR) se colocou à disposição para fortalecer o cumprimento da missão institucional da Funai, por meio da destinação de emendas parlamentares e demais iniciativas para defender e proteger os direitos dos povos indígenas. "Tenho atuado no parlamento para ampliar a capacidade institucional da Funai, porque esse órgão precisa de estrutura para cumprir sua missão constitucional", afirmou.

Também participou da abertura do evento a diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, do Governo do Estado do Paraná, Ivânia Ramos dos Santos. Ela enalteceu a parceria com a Funai no estado para a promoção dos direitos indígenas. "A gente está aqui para somar os esforços e fortalecer essa parceria que a gente vem trabalhando já desde 2023", ressaltou.

Programação
Nos três dias de programação, os participantes fazem debates e apresentações de suas atividades em diálogo com as diretorias e assessorias da Presidência da Funai. O momento também serve para atualizar os servidores sobre a nova estrutura da instituição. Após a abertura do evento, a presidenta Joenia Wapichana fez uma apresentação com um balanço das ações e prioridades da atual gestão desde 2023.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-realiza-ii-encontro-regional-para-aprimorar-politica-indigenista-no-sul-e-nos-estados-do-rj-e-sp
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.