De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

CNBB reafirma caráter inalienável e imprescritível dos direitos originários em carta à XXVI Assembleia Geral do Cimi

30/09/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



Em carta enviando ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi) durante sua XXVI Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirma com clareza a sua posição: "os direitos originários sobre as terras tradicionais são inalienáveis, imprescritíveis e devem ser integralmente respeitados", aponta o documento.

Com o tema "Levanta-te e vai mais além", a assembleia foi realizada entre 21 e 24 de setembro, com a participação de missionárias e missionários, leigas e leigos, religiosas e religiosos, além de lideranças indígenas de várias regiões do país. Na oportunidade a entidade definiu as prioridades de ação do Cimi para os próximos dois anos.

"Os direitos originários sobre as terras tradicionais são inalienáveis, imprescritíveis e devem ser integralmente respeitados"

No documento, lido durante a Assembleia, a CNBB destaca o marco histórico dos 50 anos da primeira Assembleia Geral do Cimi, em que foram delineadas as linhas prioritárias da missão em defesa dos povos originários e de seus direitos fundamentais. "Desde então, o Cimi tem sido testemunho profético da Igreja que caminha ao lado dos povos indígenas", assegura.

Neste momento decisivo para o futuro dos povos indígenas, em que o marco temporal segue em debate na sociedade e nas instâncias políticas e jurídicas, a Conferência dos Bispos do Brasil, assegura "ao Cimi e aos povos indígenas nossa unidade e proximidade fraterna".



Confirma a carta na íntegra:



Brasília - DF, 19 de setembro de 2025

V. Em.a Rev.ma
CARDEAL LEONARDO ULRICHI STEINER
Arcebispo da Arquidiocese de Manaus - AM
Presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)



Ref.: Mensagem da CNBB para a XXVI Assembleia Geral do Cimi, que acontece de 21 a 24 de setembro, no Centro de Formação Vicente Cañas - Luziânia/GO.



Eminentíssimo Reverendíssimo Cardeal Leonardo Steiner e a todos os participantes da XXVI Assembleia Geral do Cimi, reunidos em Luziânia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - une-se a todos vocês nesta XXVI Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário, realizada no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia - GO, de 21 a 24 de setembro.

Com alegria e gratidão, felicitamos o Cimi pelos 50 anos da primeira Assembleia Geral, marco histórico em que foram delineadas as linhas prioritárias da missão em defesa dos povos originários e de seus direitos fundamentais. Desde então, o Cimi tem sido testemunho profético da Igreja que caminha ao lado dos povos indígenas, em fidelidade ao Evangelho e à Doutrina Social da Igreja.

Neste momento decisivo para o futuro dos povos indígenas, quando o chamado Marco Temporal segue em debate na sociedade e nas instâncias políticas e jurídicas, a CNBB reafirma com clareza a sua posição: os direitos originários sobre as terras tradicionais são inalienáveis, imprescritíveis e devem ser integralmente respeitados. Já nos manifestamos inúmeras vezes em defesa da vida, da cultura e da dignidade dos povos indígenas, e hoje renovamos publicamente este compromisso, certos de que não pode haver paz verdadeira sem justiça para os povos originários.

Queremos, portanto, assegurar ao Cimi e aos povos indígenas nossa unidade e proximidade fraterna. A Igreja no Brasil continuará a se colocar ao lado de quem defende a vida, a casa comum e os direitos fundamentais, mesmo em meio a tensões e adversidades.

Invocamos sobre esta Assembleia a luz do Espírito Santo, para que seja fecunda em discernimento, coragem profética e esperança. Que o testemunho missionário do CIMI continue a gerar frutos de justiça, paz e solidariedade.

Recebam nosso abraço fraterno e nossa comunhão na oração, confiando cada participante e cada povo indígena à proteção da Mãe de Deus, Nossa Senhora Aparecida.



Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre - RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia - GO
1o Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife - PE
2o Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília - DF
Secretário-Geral da CNBB

https://cimi.org.br/2025/09/cnbb-carta-a-xxvi-assembleia-geral-do-cimi/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.