De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

STF manda à 1ª instância caso de deputada contra GDF e PM por violência policial em ato indígena

04/10/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



STF manda à 1ª instância caso de deputada contra GDF e PM por violência policial em ato indígena

04/10/2025

Rodrigo de Castro

Nunes Marques mandou à primeira instância uma notícia-crime da deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) por violência policial durante um ato indígena de integrantes do Acampamento Terra Livre, em frente ao Congresso, em abril.

A parlamentar denunciou ao STF supostos crimes de racismo, violência política de gênero, lesão corporal, constrangimento ilegal, perigo para a vida ou saúde de outrem e omissão de socorro. Ela responsabiliza o governo do Distrito Federal, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Detran e a Polícia Legislativa.

Na notícia-crime, a deputada alega que policiais lançaram gás lacrimogênio e spray de pimenta contra ela e outros indígenas que participavam da manifestação, sem qualquer motivo ou justificativa. Relatou ainda que foi impedida de acessar as dependências da Câmara.

Célia argumentou que o Detran não realizou o devido monitoramento e gestão do fluxo de pessoas e que os bombeiros se negaram a prestar socorro a manifestantes feridos, alegando falta de autorização superior.

Em seu parecer, a PGR opinou pela remessa do caso ao juízo de primeiro grau, uma vez que a representação não cita a participação de autoridades com foro privilegiado e se limita a responsabilizar, de forma vaga, vários órgãos públicos.

Na decisão, Nunes Marques acolheu a posição da Procuradoria por entender que não havia indícios de envolvimento de autoridade com prerrogativa no STF. O ministro determinou que o caso fosse enviado à Justiça Federal do DF.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/10/stf-manda-a-1a-instancia-caso-de-deputada-contra-gdf-e-pm-por-violencia-policial-em-ato-indigena.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.