De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Panorama Econômico
24/01/2001
Fonte: O Estado do Paraná - Curitiba - PR
índio, o novo comercial da TIM criado pela Master Comunicação, achou uma solução bem-humorada
para comunicar a amplitude do seu roaming nacional. No filme, que estreou domingo, 21, nas principais emissoras de TV do Paraná, Santa Catarina e Pelotas (AS), as pessoas passam a conhecer um personagem inesperado: um legítimo índio caiapó botocudo. O objetivo do filme é mostrar ao consumidor TIM que ele pode usar o seu celular até nos lugares mais remotos. No meio de uma floresta, a expedição de antropólogos vai em busca de uma tribo isolada. O líder da expedição recebe uma ligação do seu chefe, e o avisa que estão próximos: ele já ouve a voz de um dos índios. Corta para o índio, de costas. Quando ele se vira, vemos que ele também está falando em um celular. No final do filme, o índio "fecha" o fiip do seu celular e repete o gesto com o seu botoque.
As imagens foram rodadas no hotel-fazenda Mata Atlântica, próximo ao litoral do Paraná. O ator principal é o índio Manti-i Metyktire, da tribo Capoto (próxima à cidade de Colider, MT), um ramo dos Caiapós do Xingu. Algumas curiosidades: Manti-j é o líder de sua tribo, e faz uso do botoque, um círculo de madeira no lábio inferior. As novas gerações da tribo já abandonaram esta tradição. No filme, ele "fecha" seu botoque, numa brincadeira com o gesto de fechar o celular. Na prática, os índios que usam botoque fazem esse gesto quando ficam irritados.
Manti-i também tem muitas horas de vôo. Já viajou a diversos países representando os índios
brasileiros.
para comunicar a amplitude do seu roaming nacional. No filme, que estreou domingo, 21, nas principais emissoras de TV do Paraná, Santa Catarina e Pelotas (AS), as pessoas passam a conhecer um personagem inesperado: um legítimo índio caiapó botocudo. O objetivo do filme é mostrar ao consumidor TIM que ele pode usar o seu celular até nos lugares mais remotos. No meio de uma floresta, a expedição de antropólogos vai em busca de uma tribo isolada. O líder da expedição recebe uma ligação do seu chefe, e o avisa que estão próximos: ele já ouve a voz de um dos índios. Corta para o índio, de costas. Quando ele se vira, vemos que ele também está falando em um celular. No final do filme, o índio "fecha" o fiip do seu celular e repete o gesto com o seu botoque.
As imagens foram rodadas no hotel-fazenda Mata Atlântica, próximo ao litoral do Paraná. O ator principal é o índio Manti-i Metyktire, da tribo Capoto (próxima à cidade de Colider, MT), um ramo dos Caiapós do Xingu. Algumas curiosidades: Manti-j é o líder de sua tribo, e faz uso do botoque, um círculo de madeira no lábio inferior. As novas gerações da tribo já abandonaram esta tradição. No filme, ele "fecha" seu botoque, numa brincadeira com o gesto de fechar o celular. Na prática, os índios que usam botoque fazem esse gesto quando ficam irritados.
Manti-i também tem muitas horas de vôo. Já viajou a diversos países representando os índios
brasileiros.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.