De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios Pitaguary protestam por prédio para escola

15/03/2001

Fonte: Diário do Nordeste - Fortaleza - CE



Os índios Pitaguary fizeram protesto, ontem, na comunidade de Olho D'água, em Maracanaú, em favor da ocupação de galpões, com a finalidade de abrirem escolas diferenciadas para o pessoal da tribo. Os galpões, que abrigaram o comando da Cavalaria de Guarda da Polícia Militar, hoje estão desativados. Segundo o professor Jeová Silva Ferreira, estão sendo prejudicados 60 crianças e 30 adultos do curso de alfabetização.

Venâncio Rodrigues Ferreira, presidente do Conselho Indígena Pitaguary, denuncia que, mesmo após um acordo firmado com a presença do major Lobo e do subtenente Marcos e representantes da Secretaria de Educação do Estado e da Funai, o imóvel foi ocupado por um soldado da Polícia Militar e sua família no último final de semana.

A Procuradoria da República confirma que o acordo foi firmado na presença do procurador José Adonis Callou, que se encontra em Salvador, Bahia. Funcionário da Funai, que não quis se identificar, corrobora a informação de que ficou acordado no Ministério Público que o galpão seria utilizado para escola indígena.

O major Ronaldo Caracas, comandante da Cavalaria da PM, em Messejana, explica que a questão ainda está na justiça e justifica a presença do policial no local para resguardar o patrimônio. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdísio Vieira da Silva, disse que vai investigar se houve mesmo o acordo para poder se pronunciar.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.