De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Federais controlam a situação em Amambai
28/03/2001
Fonte: Correio do Estado - Campo Grande - MS
O delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, Adelar Anderle, informou ontem que a situação envolvendo índios da Aldeia Limão Verde de Amambai e proprietários rurais já está controlada. O conflito resultou na morte de um indígena e em ferimentos leves em outros que foram surpreendidos com uma emboscada na madrugada de segunda-feira. Esta foi a terceira vez que os índios tentam retomar a Chácara Recanto Eloim, que pertence a uma comunidade religiosa. De acordo com Anderle, os indígenas querem retomar a área porque consideram que o local pertenceu aos seus antepassados. Quando chegaram à chácara, por volta das 4 horas da madrugada, cerca de 180 índios foram recebidos com uma saraivada de tiros. Com os disparos, ficaram assustados e correram para dentro da propriedade rural. Policiais federais da Delegacia de Ponta Porã foram chamados e quando chegaram ao local encontraram Samuel Martinez, 25 anos, sem vida. Ele foi alvejado com um tiro de grosso calibre na região do tórax, lado esquerdo, provavelmente de carabina calibre 22, que transfixiou o corpo. Os policiais federais encontraram em dois locais - do outro lado da estrada, em frente à propriedade e no sentido oposto a esse, vários cartuchos deflagrados de espingarda calibre 12, demonstrando que os indígenas foram surpreendidos em um fogo cruzado. O delegado disse que solicitou ajuda da Prefeitura Municipal de Amambai para retirar os índios da propriedade. Eles concordaram e logo depois de retornarem para a aldeia, acabaram agredindo o motorista do município e depredaram o caminhão que fez o transporte.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.