De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Financiadores inspecionam BR-101 Sul
07/06/2001
Autor: Gisele Kakuta Monteiro
Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Comitiva internacional dos bancos financiadores da duplicação do trecho Sul da BR-101 agendou visita em Santa Catarina entre 4 e 7 de julho.
Após inspecionar a área e analisar o projeto, a comitiva deve elaborar seu parecer. A expectativa é que o relatório aprove o processo, o que possibilitará lançar o edital de concorrência para a contratação das empreiteiras.
A comitiva é formada por técnicos dos escritórios de Washington (EUA) e de Brasília, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco de Cooperação Internacional do Japão. Os bancos assumiram o compromisso de liberar R$ 860 milhões (valor de dezembro de 1999) para as obras. O financiamento é condicionado à aprovação de todo o projeto, que inclui também o cumprimento de um calendário de audiências públicas - já realizadas -, a licença ambiental que foi obtida em abril, entre outras normas.
Em maio, uma comitiva nacional esteve em Santa Catarina para levantar as informações. Na inspeção agendada para julho, o grupo deve novamente percorrer o traçado da rodovia, inclusive o trecho Norte. O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) espera que seja o último passo para a aprovação do projeto e confirmação do financiamento. Se receber o aval, o DNER pode lançar o edital de licitação.
A programação exclui o lote dois, em Palhoça, que ainda depende de parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Funai anunciou que em 15 dias deve se pronunciar. O Ibama garantiu que com o aval da Funai emite a licença ambiental.
Existem duas opções em análise para o trecho: túnel ou viaduto. A primeira alternativa passa sob área onde vivem cerca de 100 índios. Hoje, a partir das 9h, no Morro dos Cavalos, está programada uma audiência pública
Após inspecionar a área e analisar o projeto, a comitiva deve elaborar seu parecer. A expectativa é que o relatório aprove o processo, o que possibilitará lançar o edital de concorrência para a contratação das empreiteiras.
A comitiva é formada por técnicos dos escritórios de Washington (EUA) e de Brasília, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco de Cooperação Internacional do Japão. Os bancos assumiram o compromisso de liberar R$ 860 milhões (valor de dezembro de 1999) para as obras. O financiamento é condicionado à aprovação de todo o projeto, que inclui também o cumprimento de um calendário de audiências públicas - já realizadas -, a licença ambiental que foi obtida em abril, entre outras normas.
Em maio, uma comitiva nacional esteve em Santa Catarina para levantar as informações. Na inspeção agendada para julho, o grupo deve novamente percorrer o traçado da rodovia, inclusive o trecho Norte. O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) espera que seja o último passo para a aprovação do projeto e confirmação do financiamento. Se receber o aval, o DNER pode lançar o edital de licitação.
A programação exclui o lote dois, em Palhoça, que ainda depende de parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Funai anunciou que em 15 dias deve se pronunciar. O Ibama garantiu que com o aval da Funai emite a licença ambiental.
Existem duas opções em análise para o trecho: túnel ou viaduto. A primeira alternativa passa sob área onde vivem cerca de 100 índios. Hoje, a partir das 9h, no Morro dos Cavalos, está programada uma audiência pública
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.