De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Apelo para ter a terra de volta

02/06/2005

Fonte: CB, Brasil, p. 17



Apelo para ter a terra de volta

Paloma Oliveto
Da equipe do Correio

As fotografias em preto-e branco, datadas de 1940, mostram índios Irantxe Manoki e suas malocas em áreas onde, hoje, há grandes plantações de soja, madeireiras clandestinas e venda de lotes grilados. Há duas décadas, os indígenas tentam reaver esses territórios que, segundo eles, pertencem a seus ancestrais. Ontem, munidos com os registros fotográficos, vieram a Brasília pedir à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e à Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Indígenas que intercedam no processo de revisão de limites da reserva, localizada na região centro-oeste do Mato Grosso. Saíram com a promessa de uma audiência pública, que deverá ser realizada em agosto, com a presença de representantes da Fundação Nacional do índio (Funai), do Ministério da Justiça e do governo do Estado.
Os Irantxe Manoki não foram os únicos a apelar para a ajuda dos parlamentares. Líderes dos Kayabi e dos Enawenê-Nawê também participaram da reunião. As três etnias acusaram o governo do Mato Grosso de prejudicar os interesses indígenas em favor dos grandes agricultores e pecuaristas, principalmente os envolvidos com agronegócio. 0 governador do estado, Blairo Maggi (PPS), é considerado o maior produtor de soja do mundo.
"É um problema político", diz o líder Irantxe Manoki José Aleixo Janaxi, que defende a demarcação de um território de 205 mil hectares, contíguo à reserva de 45 mil hectares, onde vivem 402 índios. Janaxi explica que a área homologada é arenosa e não oferece condições de plantio. O processo de revisão de limites chegou a ser iniciado, mas há um ano voltou do Ministério da Justiça para a Funai, a fim de que fossem realizados novos estudos.

CB, 02/06/2005, Brasil, p. 17
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.