De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Curso de magistério forma cem professores indígenas
24/07/2001
Fonte: Diário do Nordeste-Fortaleza-CE
A solenidade de abertura contou com a presença de representantes de três tribos Cem índios cearenses - entre Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé - participam de um curso de formação de professores indígenas. O curso foi aberto ontem, com o Encontro de Formação de Professores Indígenas, na escola de Ensino Fundamental e Médio José Alexandre, em Capuan (Caucaia). Crianças Tapeba dançaram o Toré marcando o início das atividades.Aprovado pelo Ministério da Educação (Mec), com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Funai, o curso tem parceria com Pastoral Indigenista, Secretarias de Educação e de Trabalho e Ação Social de Caucaia, Instituto de Memória do Povo Cearense (Imopec), Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), Associação Nacional de Apoio dos Índios e Igreja Metodista.O curso tem duração de três anos e será ministrado nas comunidades, diz a coordenadora Sandra Petit, professora UFC. Os professores indígenas resgatam um direito constitucional: escola de formação diferenciada. Uma reivindicação antiga. A educação diferenciada está assegurada na Constituição Federal e na resolução 3 do Conselho Nacional de Educação, que criou a categoria de escola indígena.A proposta do Curso de Magistério para Professores Indígenas foi elaborada pelos próprios índios, com a necessidade de mais preparação dos professores nas tribos. Além do ensino convencional, os professores indígenas são capacitados para levar história, costumes e cultura e questões como a luta pela demarcação de terras.O Conselho Estadual de Educação acompanhará o processo, conforme Sônia Nobre, membro do órgão. Formularemos a legislação estadual que regulamenta a formação do professor, credencia a escola para dar validade ao estudo e legalidade da educação do Estado. Na avaliação dela, a iniciativa vem chegando tarde. Apesar do tempo que perdemos, ainda é época de recuperar.PIONEIROS - Foram os índios Tremembé, de Almofala, os primeiros a terem professores indígenas. Atualmente, são 50 professores com etnia Tremembé atuando em Itarema, segundo a técnica da Funai Célia Abreu.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.