De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Cinta-larga desiste de garimpo

16/12/2004

Fonte: CB, Brasil, p.33



Cinta-larga desiste de garimpo
Técnico enviado a Rondônia diz que fez acordo com índios para suspender exploração de diamantes na reserva Roosevelt. Acerto pode pôr fim a disputas com garimpeiros

Os índios cinta-larga da reserva Roosevelt, a 534 quilômetros de Porto Velho (RO), atenderam ao pedido do governo federal e entregaram todo o maquinário do garimpo clandestino que funcionava nas terras indígenas. O acordo pode pôr fim a um embate entre indígenas e garimpeiros que culminou na morte de 29 invasores da reserva dos cinta-larga em abril passado. Ontem, o técnico indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Izanoel dos Santos Sodré concluiu a retirada das 302 resumidoras - equipamento usado na exploração de diamantes.

À frente das negociações com os índios, depois da morte do sertanista Apoena Meirelles, em outubro, Sodré coordenou a operação. ''Consegui provar para os cinta-larga que o garimpo só trouxe malefícios para a cultura deles'', afirma. A ação de retirada começou no dia 23 do mês passado.

Projetos de piscicultura e bovinocultura foram desenvolvidos pela Funai para oferecer aos cinta-larga alternativa econômica de sobrevivência, mas faltou treinamento. Segundo o presidente da Funai, Mércio Gomes Pereira, foram destinados R$ 700 mil à reserva para resolver o problema.

Por meio da Medida Provisória 225/04, a Caixa Econômica Federal instalou nos limites da reserva, de 23 de novembro a 7 de dezembro, um posto para comprar as pedras preciosas que estavam em poder dos índios. Depois, o banco se encarregaria de vendê-las em leilão. O trabalho chegou a ser interrompido por força de liminar, mas a Caixa conseguiu cassar a decisão judicial e concluiu a arrecadação dos diamantes.

Depois da morte dos 29 garimpeiros em confronto com cinta-larga, em abril, o governo criou, por meio de decreto, um grupo operacional para paralisar as atividades de garimpo na reserva indígena de Roosevelt.

CB, 16/12/2004, p. 33
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.