De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Entidades cobram criacao de conselho

28/04/2005

Fonte: O Globo, Gazeta do Brasil, p.B13



Entidades cobram criação de conselho
As entidades cobram do governo a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista, uma promessa de campanha de Lula. Os dirigentes das entidades querem ainda que o governo regularize 14 terras e as declare de posse indígena.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) recebeu ontem quatro índios da reserva Apiterewa, no Pará, que pedem a intervenção do governo federal para retirar madeireiros, grileiros e pistoleiros da região. A reserva, de 700 mil hectares, abriga 728 índios das aldeias Xingu e Apiterewa, que está em processo de demarcação desde 1993.
Segundo o comandante Camilo de Lelis, do GSI, setores do governo estão se articulando para resolver o problema. Os índios querem a presença da Polícia Federal e do Exército na área para desarmar os invasores.
— Queremos ajuda para desarmar os pistoleiros. O problema da terra é a invasão de grileiros e pistoleiros com armas, que estão nos ameaçando de morte — afirmou o índio Ticoa.

O Globo, 26/04/2005, p. 3 (O País)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.